DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/76

Título: Modelo do pensamento visual-espacial: transformações geométricas no início da escolaridade
Autor: Costa, Maria da Conceição
Orientador: Carvalho e Silva, Jaime
Matos, José Manuel
Palavras-chave: Educação em geometria
Pensamento visual-espacial
Imagética
Capacidades espaciais
Gestos
Dimensão sócio-cultural da aprendizagem
Van Hiele
Vygotsky
Issue Date: 2005
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Este estudo pretende elaborar, explorar e refinar um modelo teórico para o pensamento visual-espacial e a partir dele compreender o seu desenvolvimento, identificando modos de pensamento visual-espacial e processos associados. Começou-se com a criação de um modelo teórico inicial e seguiu-se uma investigação empírica que focou dois ambientes de ensino para o desenvolvimento do pensamento visual-espacial, no contexto da exploração e compreensão das isometrias. Os ambientes de ensino incidiam sobre o mesmo tópico, mas num deles as tarefas envolviam apenas actividades com material manipulável (não tecnológico). No outro ambiente eram atribuídas tarefas mistas que incluiam actividades com material manipulável (não tecnológico) e o computador, micromundo Tarta, especialmente concebido para o estudo. Este micromundo pretende estimular a exploração das ideias de translação, reflexão e rotação, através dos movimentos rígidos deslizar, virar e rodar. A metodologia da investigação é de natureza qualitativa integrando a análise e a interpretação de transcrições de registos vídeo das respostas individuais de doze alunos a tarefas geométricas antes e depois do ambiente de ensino e das execuções de outras tarefas geométricas feitas em aula, por díades de alunos usando o micromundo.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciênicas da Educação: especialidade de Teoria Curricular e Ensino das Ciências
URI: http://hdl.handle.net/10362/76
Appears in Collections:FCT: UIED - Teses de Doutoramento
FCT: DCSA - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
conceicao_2005.pdf10,72 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia