DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/76

Title: Modelo do pensamento visual-espacial: transformações geométricas no início da escolaridade
Authors: Costa, Maria da Conceição
Advisor: Carvalho e Silva, Jaime
Matos, José Manuel
Keywords: Educação em geometria
Pensamento visual-espacial
Imagética
Capacidades espaciais
Gestos
Dimensão sócio-cultural da aprendizagem
Van Hiele
Vygotsky
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: Este estudo pretende elaborar, explorar e refinar um modelo teórico para o pensamento visual-espacial e a partir dele compreender o seu desenvolvimento, identificando modos de pensamento visual-espacial e processos associados. Começou-se com a criação de um modelo teórico inicial e seguiu-se uma investigação empírica que focou dois ambientes de ensino para o desenvolvimento do pensamento visual-espacial, no contexto da exploração e compreensão das isometrias. Os ambientes de ensino incidiam sobre o mesmo tópico, mas num deles as tarefas envolviam apenas actividades com material manipulável (não tecnológico). No outro ambiente eram atribuídas tarefas mistas que incluiam actividades com material manipulável (não tecnológico) e o computador, micromundo Tarta, especialmente concebido para o estudo. Este micromundo pretende estimular a exploração das ideias de translação, reflexão e rotação, através dos movimentos rígidos deslizar, virar e rodar. A metodologia da investigação é de natureza qualitativa integrando a análise e a interpretação de transcrições de registos vídeo das respostas individuais de doze alunos a tarefas geométricas antes e depois do ambiente de ensino e das execuções de outras tarefas geométricas feitas em aula, por díades de alunos usando o micromundo.
Description: Tese de doutoramento em Ciênicas da Educação: especialidade de Teoria Curricular e Ensino das Ciências
URI: http://hdl.handle.net/10362/76
Appears in Collections:FCT: UIED - Teses de Doutoramento
FCT: DCSA - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
conceicao_2005.pdf10.72 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE