DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas >
FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7394

Título: Developing writing skills in English language teaching through the use of blogs and e-mail at primary school level
Autor: Funenga, Sofia Afonso
Palavras-chave: Competências de escrita
Ensino do inglês
Blogs
e-mail
Motivação
1º ciclo
Issue Date: Mar-2012
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Hoje em dia, os alunos do 1º ciclo do ensino básico têm um acesso facilitado a computadores e a diversos recursos na internet, como blogs, e-mail, Twiducate, que podem ser usados para promover a aprendizagem do inglês como segunda língua e para desenvolver as competências de escrita numa língua estrangeira. Este action research pretende responder à questão Pode o uso de blogs e e-mail melhorar as competências de escrita dos alunos do 1º ciclo? Para desenvolver este action research foi concebido um Workshop de escrita com oito meses de duração, envolvendo dezanove alunos do 1º ciclo, com oito e nove anos de idade. Foram formados grupos de três e quatro alunos e foram desenvolvidas atividades de escrita, com recurso a computadores Magalhães, em grupo e utilizando a metodologia de process writing. Os alunos tiveram acesso ao Twiducate e ao e-mail, e foi criado um blog para cada grupo para que os alunos pudessem publicar todos os seus rascunhos, bem como partilhar textos com os seus colegas e escrever comentários sobre os rascunhos. Foi possível concluir que o uso de blogs e do e-mail proporcionou aos alunos verdadeiros objetivos para escrever, interlocutores autênticos e feedbacks genuínos, o que ajudou a alterar a atitude dos alunos face às atividades de escrita e a melhorar o conteúdo e a linguagem dos textos. As conclusões deste action research sugerem que ferramentas disponíveis online, como blogs, e-mail e o Twiducate, podem ser usadas em sala de aula, nomeadamente desde o 1º ciclo, para promover diferentes oportunidades de aprendizagem, para desenvolver a interatividade e para fomentar um processo de aprendizagem ativo e independente.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teaching English as a Second / Foreign Language
URI: http://hdl.handle.net/10362/7394
Appears in Collections:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Sofia Funenga CAPA Developing Writing Skills in ELT Through the Use of Blogs and E-mail at Primar.pdf137,7 kBAdobe PDFView/Open
Sofia Funenga Developing Writing Skills in ELT Through the Use of Blogs and E-mail at Primary Sch.pdf4,49 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia