Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7373
Title: Acção didáctica e competência comunicativa em manuais de português língua estrangeira
Authors: Guerreiro, Gonçalo Filipe Ferro
Keywords: Manuais de PLE
Competência Comunicativa
Acção Didáctica
Issue Date: Mar-2012
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: Com este trabalho de investigação, no âmbito do Mestrado em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira, pretendemos dar a conhecer de que maneira os manuais de Português como Língua Estrangeira têm acompanhado uma evolução didáctica que permita o desenvolvimento de competências comunicativas, promovendo simultaneamente a desenvoltura de uma maior compreensão intercultural, facilitando o diálogo entre diferentes culturas. A consecução dos objectivos que nos propomos alcançar terão como ponto de partida a análise de alguns manuais para os níveis A1 / A2, tentando comprovar se existe uma acção didáctica explícita nos mesmos, assim como a adequabilidade dos conteúdos quando associada ao domínio do Português como Língua Estrangeira. A análise terá como apoio algumas orientações da política linguística europeia nomeadamente presentes no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Ao reflectirmos sobre a adequação na elaboração de manuais didácticos de Português como Língua Estrangeira, editados em Portugal, esperamos desta forma contribuir para uma melhor compreensão da forma como os manuais preparam o aluno para a comunicação.
Description: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira
URI: http://hdl.handle.net/10362/7373
Appears in Collections:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de Mestrado.pdf10,05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.