DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Geografia e Planeamento Regional >
FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7362

Título: Paisagem como conceito para a avaliação e gestão integrada dos territórios rurais. O caso da Beira Interior Sul
Autor: Rodrigues, Pedro Miguel Saraiva
Orientador: Roxo, Maria José
Palavras-chave: Paisagem
Identidade
Unidades de paisagem
Territórios rurais
Preferências
Avaliação e gestão integrada
Issue Date: Mar-2011
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Na presente dissertação desenvolve-se uma metodologia de descrição, identificação e análise do caso de estudo escolhido e das unidades de paisagem a ele associadas. O caso de estudo seleccionado foi a região NUTS III da Beira Interior Sul, que no seu conjunto agrega características ímpares, fazendo dela uma área charneira entre a Beira Interior Norte e o Norte Alentejano. O conceito de paisagem foi o elemento-chave deste estudo, pois analisa o território na sua dimensão física, perceptual e cultural, assim como a sua dinâmica temporal. Deste modo, pode-se entender paisagem como uma realidade física e biológica onde actua uma construção social ou cultural imprimindo-lhe, ao longo do tempo, determinada identidade. Após um enquadramento teórico inicial, sucedeu-se uma descrição das componentes biofísicas e humanas, tal como dos processos históricos que actuaram na construção da paisagem. O ponto anterior enquadra as características do caso de estudo, que foram, posteriormente, correlacionadas na identificação e delimitação das unidades de paisagem e consequente análise. Assim identificaram-se quatro unidades de paisagem, cujas designações são: (i) Serras da Malcata, da Gardunha e de Penha Garcia; (ii) Campo Albicastrense e campo raiano; (iii) Campanha de Idanha; e (iv) sector do Tejo Internacional. Adicionalmente, são identificados os grupos de utilizadores da paisagem e avaliadas as suas preferências relativamente a diversos aspectos da paisagem do caso de estudo, tal como ao seu nível de participação pública. No sentido de contribuir para a gestão da paisagem do caso de estudo, formulam-se propostas de actuação, que visam a sua valorização.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Território – Especialização em Ambiente e Recursos Naturais.
URI: http://hdl.handle.net/10362/7362
Appears in Collections:FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CAPA_TESE.pdf393,49 kBAdobe PDFView/Open
TESE_FINAL.pdf4,89 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia