DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH R&D Units >
FCSH: Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais FCSH/UNL >
FCSH: CICS.NOVA - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7322

Título: Rede urbana e desenvolvimento na Região Autónoma da Madeira
Autor: Dantas, Maria Gilda de Andrade Fernandes
Palavras-chave: Acessibilidade
Desenvolvimento
Rede urbana
Aglomeração metropolitana,
Cidade-região
Região Autónoma da Madeira
Issue Date: Jun-2012
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: O objectivo central deste estudo consiste numa reflexão crítica sobre o território da Região Autónoma da Madeira relativamente às novas concepções espaciais decorrentes da topologia reticular provocadas, sobretudo, pelo desenvolvimento da rede de transporte e ao confronto daquela com o espaço tradicional correspondente à topologia centro/periferia. Tivemos ainda como objectivo analisar alguns resultados das políticas de ordenamento e de desenvolvimento adoptadas pelo Governo Regional e retirar as respectivas ilações. A construção das novas redes viárias foi um vector determinante na alteração do ordenamento do território regional, estreitando as distâncias inter-concelhias, o que contribuiu para a diminuição dos tempos de deslocação, criando novas oportunidades às áreas rurais, mas aumentando o êxodo rural e a expansão da cidade do Funchal. As cidades e centros urbanos ficaram, fisicamente, mais articulados entre si, assistindo-se a um reordenamento e maior desenvolvimento do território, com uma rede urbana mais completa, havendo a possibilidade de um maior relacionamento entre as pessoas, bens e serviços e uma mais elevada integração e coesão territorial. O sistema de redes reforçou a política de equidade territorial assumida pelo Governo Regional e permitiu um maior desenvolvimento dos lugares mas, ao mesmo tempo canalizou todo o desenvolvimento para o núcleo central do Funchal, criando mais condições para a expansão da cidade e áreas limítrofes, o que contribuiu para a formação da Aglomeração Metropolitana. O núcleo central do Funchal, ao apresentar a oferta mais especializada, de standing mais elevado, posiciona-se, dentro do sistema urbano, num nível hierárquico superior, estendendo a sua área de influência a toda a Região, incluindo a Aglomeração Metropolitana e o Porto Santo, o que contribui para que se assuma como Cidade-Região.
Descrição: Tese de doutoramento apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Geografia e Planeamento Territorial, Especialidade em Planeamento e Ordenamento do Território.
URI: http://hdl.handle.net/10362/7322
Appears in Collections:FCSH: CICS.NOVA - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
capa doutoramento Maio.pdf560,93 kBAdobe PDFView/Open
tese final Maio.pdf15,67 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia