DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH R&D Units >
FCSH: Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional >
FCSH: CEGPR - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7322

Título: Rede urbana e desenvolvimento na Região Autónoma da Madeira
Autor: Dantas, Maria Gilda de Andrade Fernandes
Palavras-chave: Acessibilidade
Desenvolvimento
Rede urbana
Aglomeração metropolitana,
Cidade-região
Região Autónoma da Madeira
Issue Date: Jun-2012
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: O objectivo central deste estudo consiste numa reflexão crítica sobre o território da Região Autónoma da Madeira relativamente às novas concepções espaciais decorrentes da topologia reticular provocadas, sobretudo, pelo desenvolvimento da rede de transporte e ao confronto daquela com o espaço tradicional correspondente à topologia centro/periferia. Tivemos ainda como objectivo analisar alguns resultados das políticas de ordenamento e de desenvolvimento adoptadas pelo Governo Regional e retirar as respectivas ilações. A construção das novas redes viárias foi um vector determinante na alteração do ordenamento do território regional, estreitando as distâncias inter-concelhias, o que contribuiu para a diminuição dos tempos de deslocação, criando novas oportunidades às áreas rurais, mas aumentando o êxodo rural e a expansão da cidade do Funchal. As cidades e centros urbanos ficaram, fisicamente, mais articulados entre si, assistindo-se a um reordenamento e maior desenvolvimento do território, com uma rede urbana mais completa, havendo a possibilidade de um maior relacionamento entre as pessoas, bens e serviços e uma mais elevada integração e coesão territorial. O sistema de redes reforçou a política de equidade territorial assumida pelo Governo Regional e permitiu um maior desenvolvimento dos lugares mas, ao mesmo tempo canalizou todo o desenvolvimento para o núcleo central do Funchal, criando mais condições para a expansão da cidade e áreas limítrofes, o que contribuiu para a formação da Aglomeração Metropolitana. O núcleo central do Funchal, ao apresentar a oferta mais especializada, de standing mais elevado, posiciona-se, dentro do sistema urbano, num nível hierárquico superior, estendendo a sua área de influência a toda a Região, incluindo a Aglomeração Metropolitana e o Porto Santo, o que contribui para que se assuma como Cidade-Região.
Descrição: Tese de doutoramento apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Geografia e Planeamento Territorial, Especialidade em Planeamento e Ordenamento do Território.
URI: http://hdl.handle.net/10362/7322
Appears in Collections:FCSH: CEGPR - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
capa doutoramento Maio.pdf560,93 kBAdobe PDFView/Open
tese final Maio.pdf15,67 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia