DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de História >
FCSH: DH - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7321

Title: Visita guiada: uma estratégia da educação museal
Authors: Silva, Sandra Patrícia de Jesus da
Keywords: Visita guiada
Guia
Educador cultural
Públicos
Educação museal
Issue Date: Sep-2011
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: A visita guiada é uma das estratégias mais frequentes da educação museal e, ainda que a sua prática surja enquadrada na actuação secundarizada dos serviços educativos, reúne atributos valiosíssimos capazes de determinar a experiência de visita a um museu e dessa forma a relevância social deste. O objectivo deste trabalho é o de reunir e sistematizar práticas e métodos de gestão da visita guiada com o intuito de mostrar a complexidade de tarefas que o seu exercício envolve e merece, para que a sua aplicação possa ser um contributo para o cumprimento da função educativa do museu. O ponto de partida é a caracterização da utilização da acção em destaque no contexto nacional, seguida de uma apresentação do conceito educar e da sua interpretação no contexto museológico. O estudo desenvolvido apoiou-se na pesquisa bibliográfica, na observação da gestão da visita guiada em três museus credenciados pela Divisão de Credenciação e Qualificação de Museus – Museu da Água, Museu Calouste Gulbenkian e Museu Nacional de Arte Antiga – e no meu percurso profissional pessoal. Um dos métodos de análise que marca este trabalho são as entrevistas realizadas às responsáveis dos serviços educativos dos museus indicados e a observação participante de visitas guiadas que tiveram lugar naqueles museus. O material reunido constitui uma fonte de informação importante sobre a gestão da visita guiada, sendo igualmente um registo singular das relações que se estabelecem entre os museus e os públicos. Na parte final é feita uma breve abordagem sobre o perfil do profissional que deveria assegurar a gestão da visita guiada, chamando a atenção para a necessidade de se definir um currículo formativo, critérios de recrutamento e conteúdos funcionais adequadospara esse técnico, visando o reconhecimento e a valorização do seu desempenho no cumprimento da função educativa do museu.
Description: Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Museologia
URI: http://hdl.handle.net/10362/7321
Appears in Collections:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
02_visita_guiada_TRABALHO_PROJECTO.pdf692.82 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
03_capa_capainterior_ANEXOS_I_II.pdf71.04 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
04_visita_guiada_ANEXO_I.pdf220.23 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
05_visita_guiada_ANEXO_II.pdf432.66 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
01_capa_capainterior_TRABALHO_PROJECTO.pdf69.51 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE