DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências da Comunicação >
FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7316

Título: O Lugar da matéria na prática artística. Contributos para a sua problematização
Autor: Vieira, Flávia Manuela Ferreira
Palavras-chave: Materialidade
Desmaterialização
Artes Visuais
Issue Date: Jan-2012
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Este trabalho de investigação problematiza aspetos discursivos e estéticos da dimensão matérica nas artes visuais, pressupondo que o contacto com o mundo se faz também através da sua materialidade, sendo do contacto físico e íntimo com a matéria das coisas que a comunicação e o conhecimento emergem, numa mediação entre o sujeito e a realidade. Uma análise histórica centrada no século XX permitiu compreender a evolução do entendimento da materialidade em direção à desmaterialização do objeto artístico, apoiando‐se em textos de crítica e teoria de arte e de projetos de artistas, e incidindo, mais especificamente, no caso do artista plástico brasileiro Nuno Ramos, em cujo trabalho escultórico o material adquire a dupla função de significante e significado, nascendo a obra dessa autorreferencialidade e estabelecendo‐se uma relação de parceria entre objeto e material, onde os objetos surgem matericamente e os materiais se objectificam. Em suma, busca‐se aprofundar discussões possíveis em torno da dimensão matérica do objeto artístico: identificação das funções e estratégias da matéria; nomeação de momentos da história do século XX em que essas estratégias se manifestam de um modo mais programático; compreensão do lugar e do papel da matéria no momento da desmaterialização do objeto artístico. Fundamentalmente, o que o estudo sublinha é a conquista histórica do poder expressivo e comunicacional da matéria artística, e o modo como a desmaterialização vem ampliar – e não reduzir ou neutralizar – o lugar da matéria na arte. A adoção de um posicionamento crítico sobre as estratégias matéricas do trabalho artístico poderá apoiar a compreensão do papel individual, cultural e histórico da materialidade da obra.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação – Área de Especialização em Comunicação e Artes
URI: http://hdl.handle.net/10362/7316
Appears in Collections:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Flávia Manuela Ferreira Vieira.pdf7,39 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia