DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências da Comunicação >
FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7316

Title: O Lugar da matéria na prática artística. Contributos para a sua problematização
Authors: Vieira, Flávia Manuela Ferreira
Keywords: Materialidade
Desmaterialização
Artes Visuais
Issue Date: Jan-2012
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: Este trabalho de investigação problematiza aspetos discursivos e estéticos da dimensão matérica nas artes visuais, pressupondo que o contacto com o mundo se faz também através da sua materialidade, sendo do contacto físico e íntimo com a matéria das coisas que a comunicação e o conhecimento emergem, numa mediação entre o sujeito e a realidade. Uma análise histórica centrada no século XX permitiu compreender a evolução do entendimento da materialidade em direção à desmaterialização do objeto artístico, apoiando‐se em textos de crítica e teoria de arte e de projetos de artistas, e incidindo, mais especificamente, no caso do artista plástico brasileiro Nuno Ramos, em cujo trabalho escultórico o material adquire a dupla função de significante e significado, nascendo a obra dessa autorreferencialidade e estabelecendo‐se uma relação de parceria entre objeto e material, onde os objetos surgem matericamente e os materiais se objectificam. Em suma, busca‐se aprofundar discussões possíveis em torno da dimensão matérica do objeto artístico: identificação das funções e estratégias da matéria; nomeação de momentos da história do século XX em que essas estratégias se manifestam de um modo mais programático; compreensão do lugar e do papel da matéria no momento da desmaterialização do objeto artístico. Fundamentalmente, o que o estudo sublinha é a conquista histórica do poder expressivo e comunicacional da matéria artística, e o modo como a desmaterialização vem ampliar – e não reduzir ou neutralizar – o lugar da matéria na arte. A adoção de um posicionamento crítico sobre as estratégias matéricas do trabalho artístico poderá apoiar a compreensão do papel individual, cultural e histórico da materialidade da obra.
Description: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação – Área de Especialização em Comunicação e Artes
URI: http://hdl.handle.net/10362/7316
Appears in Collections:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Flávia Manuela Ferreira Vieira.pdf7.39 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE