Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/7239
Título: A construção da imagem da mulher na imprensa feminina
Autor: Vicente, Carla Cristina António
Palavras-chave: Revistas femininas
Corpo
Discurso
Género
Data de Defesa: Set-2011
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: O corpo é um signo cultural e social que produz diferentes discursos. É o espaço físico humano onde são aplicados os códigos sociais, leis, normas e ideais. O corpo pode representar e agir como um símbolo do poder ou da subordinação, de luta ou resistência, um meio para a promoção das práticas sociais. Não é motivo de espanto, portanto, que tenha assumido um lugar central na teoria feminista. Se o corpo é um elemento fundamental para a compreensão do ser humano (culturalmente, socialmente e até sexualmente), este não pode ser desconsiderado numa análise onde a representação da mulher é observada. Autoras feministas como Betty Friedan e Germaine Greer chamaram atenção para o facto de as revistas femininas serem um veículo para o ideal patriarcal, que condiciona a definição socialmente construída da feminilidade. Na verdade, esses produtos culturais apenas servem um propósito: o entretenimento. No entanto, tendo em consideração os estereótipos que são veiculados nas revistas femininas, poderemos nos questionar se este foco no entretenimento é politicamente inocente e neutro. Ao colocar o corpo no centro da discussão, esta dissertação tem por objectivo analisar se a construção discursiva da feminilidade nas revistas femininas segue os valores de uma perspectiva pós-feminista.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Estudos Sobre as Mulheres
URI: http://hdl.handle.net/10362/7239
Aparece nas colecções:FCSH: DS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Construção da Imagem da Mulher na Imprensa Feminina.pdf917,32 kBAdobe PDFVer/Abrir
entrevista Carla Ramos Marktest.pdf1,78 MBAdobe PDFVer/Abrir
Happy Woman dados.pdf1,84 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.