Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7236
Title: Património Histórico no 1º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Gaspar, Mónica Carla Campos
Keywords: 1º Ciclo do Ensino Básico
Património Histórico e Cultural
História Local
Nacionalidade
Identidade
Issue Date: Mar-2011
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: Este trabalho de projeto, assinala o desejo de contribuir, para um melhor conhecimento da importância e da existência de determinado património histórico nacional por parte dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. É através do ensino/aprendizagem da História que se desenvolvem diversas capacidades, competências e atitudes, tais como, a capacidade de análise e de síntese e o sentido crítico. O trabalho a desenvolver, tem como objetivo primordial a conceção, desenvolvimento e aplicação de conhecimentos e competências adquiridas com fins sociais e culturais. Pretende desenvolver valores, atitudes e práticas que contribuam para a formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade democrática, com o objetivo de reconhecer e divulgar o património histórico, no sentido de incutir interesse e gosto pelo mesmo. Este trabalho de projeto, tem como objetivo investigar de que modo é que estes conceitos, a Nacionalidade/Identidade portuguesa, são ou não apropriados pelos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tendo como temas secundários, as personagens e factos da história nacional com relevância para o meio local, onde este se vai desenvolver (Lisboa). Um outro objetivo secundário será a forma como os factos históricos se relacionam com os monumentos locais, bem como a sua importância para a construção da identidade. Deste modo, tem como intuito, a promoção, preservação e conservação do património histórico perante os alunos e familiares, de forma a reconhecer e valorizar o património histórico e cultural. Genericamente, este trabalho divide-se em quatro grandes grupos, respetivamente o primeiro aborda a questão da história local e o processo ensino-aprendizagem, o segundo engloba a formulação geral da problemática em estudo, o terceiro cinge-se às metodologias utilizadas e finalmente o quarto e último trata a análise e discussão de resultados relativos aos inquéritos realizados aos alunos e encarregados de educação.
Description: Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em (Património)
URI: http://hdl.handle.net/10362/7236
Appears in Collections:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de Projeto de Mestrado em Património - Património H.pdf1,47 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.