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http://hdl.handle.net/10362/7223
Título: | Monumentalidade e espaço público em Lourenço Marques nas décadas de 1930 e 1940: dois casos de estudo |
Autor: | Verheij, Gerbert |
Palavras-chave: | Monumento Arte pública Espaço público Estado Novo Lourenço Marques Padrão de Guerra de Lourenço Marques, Monumento a Mouzinho de Albuquerque Alegoria nacional |
Data de Defesa: | Set-2011 |
Editora: | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
Resumo: | Lourenço Marques, actual Maputo (Moçambique), é, durante as décadas de 1930 e 1940, objecto de uma série de intervenções estéticas no espaço público que visam “monumentalizar” e “portugalizar” a cidade, respondendo ao seu estatuto recém-adquirido de capital da Colónia. Dois monumentos destacam-se pela sua importância e carácter exemplar: o Padrão de Guerra, comemorativo da Pri-meira Guerra Mundial (1935), e o Monumento ao herói das “campanhas de pacificação” da última década do século XIX, Mouzinho de Albuquerque (1940). À volta destes monumentos desenvolve-se um largo leque de práticas comemorativas e celebrativas. Tais práticas postulam o monumento como “alegoria da Nação” e reproduzem, no contexto de uma cidade moderna, valores auráticos e cultuais. Desempenham, assim, um importante papel político na reformulação autoritária do espaço público da cidade como espaço “imperial” e na putativa hegemonização das representações da comunidade imaginada como “Nação”. Permitem, por isso, abordar o uso e a utilidade político-ideológica do monumento do ponto de vista da organização do espaço público |
Descrição: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em História da Arte |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/7223 |
Aparece nas colecções: | FCSH: DHA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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