DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências da Educação >
FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7169

Título: Sucesso escolar na Segunda Geração dos Estudos Cabo-Verdianos em Portugal
Autor: Lopes, Raquel Antónia Amarante
Palavras-chave: Sucesso Escolar
Primeira geração
Segunda geração
Estudantes cabo-verdianos
Issue Date: Sep-2011
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: O estudo que apresentamos insere-se numa investigação qualitativa sobre o sucesso escolar dos estudantes cabo-verdianos de segunda geração em Portugal, tendo como principal objectivo contribuir para conhecer alguns dos factores que se relacionam com esse mesmo sucesso. Neste processo de investigação abordamos igualmente a situação dos cabo-verdianos de primeira geração, fazendo uma análise comparativa de forma a perceber quais os elementos comuns e distintivos entre as duas gerações. Utilizamos a metodologia qualitativa, tendo o estudo empírico sido desenvolvido com base em entrevistas aos referidos estudantes de ambas as gerações que, com o seu testemunho, forneceram uma visão pessoal sobre a problemática em estudo ajudando a compreendê-la, através das suas explicações, sentimentos e experiências pessoais. Recolhemos igualmente a opinião de dois técnicos de educação de Cabo Verde que analisaram o panorama dos estudantes cabo-verdianos em Portugal e caracterizaram a política de educação e o papel das instituições de ensino em Cabo Verde. Esta pesquisa incide no percurso académico em alguns estudantes cabo-verdianos de segunda geração em Portugal que atingem o ensino superior, compreendendo e analisando os factores que justificam a concretização desse objectivo apesar de estarem inseridos num contexto, muitas vezes, desfavorável do ponto de vista socioeconómico e de identidade cultural que poderia conduzir ao insucesso escolar. A motivação pessoal e a família revelaram-se factores determinantes para o sucesso escolar destes estudantes o que não é, contudo suficiente para fazer esquecer os múltiplos obstáculos que estes mesmos estudantes têm de ultrapassar, no seu percurso escolar.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, na área de Análise Intervenção em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10362/7169
Appears in Collections:FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
tese versao final_revisto.pdf837,9 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia