DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências da Educação >
FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7169

Título: Sucesso escolar na Segunda Geração dos Estudos Cabo-Verdianos em Portugal
Autor: Lopes, Raquel Antónia Amarante
Palavras-chave: Sucesso Escolar
Primeira geração
Segunda geração
Estudantes cabo-verdianos
Issue Date: Sep-2011
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: O estudo que apresentamos insere-se numa investigação qualitativa sobre o sucesso escolar dos estudantes cabo-verdianos de segunda geração em Portugal, tendo como principal objectivo contribuir para conhecer alguns dos factores que se relacionam com esse mesmo sucesso. Neste processo de investigação abordamos igualmente a situação dos cabo-verdianos de primeira geração, fazendo uma análise comparativa de forma a perceber quais os elementos comuns e distintivos entre as duas gerações. Utilizamos a metodologia qualitativa, tendo o estudo empírico sido desenvolvido com base em entrevistas aos referidos estudantes de ambas as gerações que, com o seu testemunho, forneceram uma visão pessoal sobre a problemática em estudo ajudando a compreendê-la, através das suas explicações, sentimentos e experiências pessoais. Recolhemos igualmente a opinião de dois técnicos de educação de Cabo Verde que analisaram o panorama dos estudantes cabo-verdianos em Portugal e caracterizaram a política de educação e o papel das instituições de ensino em Cabo Verde. Esta pesquisa incide no percurso académico em alguns estudantes cabo-verdianos de segunda geração em Portugal que atingem o ensino superior, compreendendo e analisando os factores que justificam a concretização desse objectivo apesar de estarem inseridos num contexto, muitas vezes, desfavorável do ponto de vista socioeconómico e de identidade cultural que poderia conduzir ao insucesso escolar. A motivação pessoal e a família revelaram-se factores determinantes para o sucesso escolar destes estudantes o que não é, contudo suficiente para fazer esquecer os múltiplos obstáculos que estes mesmos estudantes têm de ultrapassar, no seu percurso escolar.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, na área de Análise Intervenção em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10362/7169
Appears in Collections:FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
tese versao final_revisto.pdf837,9 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE