DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de História >
FCSH: DH - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7085

Título: O Corpo de estado-maior nos anos 30
Autor: Neves, João Luís Ribeiro de Campos
Orientador: Neves, José
Palavras-chave: Corpo de estado-maior
Portugal
Estado Novo
Reorganização
Elite militar
Salazar
Issue Date: Sep-2011
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: A minha tese de mestrado constitui o primeiro trabalho académico sobre o corpo de estado-maior português, e faz parte do projecto O Corpo de Estado-Maior: Apogeu e Queda, em desenvolvimento no ISCTE, sob a orientação científica do professor doutor Luís Nuno Rodrigues. Projecto ao qual estou ligado enquanto bolseiro de investigação. Este trabalho tem diversas dimensões, que se complementam entre si, tendo sempre como objecto central o corpo de estado-maior do exército português. Por conseguinte, trata-se de um estudo essencialmente de história política, com algumas aproximações à história militar, que se divide em três capítulos. O primeiro capítulo é dedicado às relações entre o poder político e a elite militar durante os anos 30, período de institucionalização e consolidação politica do Estado Novo, e em que os militares foram gradualmente perdendo poder e influência face ao ascendente salazarista. Relação amiúde conflituosa teve a sua conclusão com as reformas de 1937 introduzidas por Salazar e Santos Costa, alterando a “balança de poderes” de forma decisiva. O segundo capítulo aborda as reformas de 1937 e a refundação do corpo de estado-maior. As reformas de 1937 servem de contextualização geral à reorganização do corpo, apenas inteligível à luz do processo reformista do exército português. Analiso as principais premissas que presidiram à constituição deste novo corpo de elite. O terceiro capítulo é dedicado ao envolvimento português na Guerra Civil de Espanha, que também se verificou no âmbito do CEM, tendo alguns dos seus membros mais influentes visitado a frente do exército nacionalista. Capítulo onde explico, utilizando o conceito de “saber militar” como os oficiais que participaram na Missão Militar de Observação Portuguesa, recolheram ensinamentos através da sua experiência junto da frente franquista.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em História Contemporânea (variante século XX)
URI: http://hdl.handle.net/10362/7085
Appears in Collections:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese de mestrado_JN.pdf500,39 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia