DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências da Educação >
FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7025

Title: O Jogo didáctico como estratégia de aprendizagem
Authors: Costa, Odete Virgínia Cavalcante da
Keywords: Jogos
Aprendizagem
Estratégia
Criatividade
Leitura
Issue Date: Sep-2011
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: Este estudo parte da reflexão sobre o lúdico vivenciado na escola, onde os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem. O jogo didático pode ser uma alternativa viável para auxiliar neste processo. Sabe-se que o ensino da Língua Portuguesa nas escolas está limitado às aulas tradicionais, reduzindo-se à transmissão de informações, praticamente sem existir interação de conteúdo com o quotidiano dos alunos. A aplicação do jogo favorece a aquisição de conhecimentos em ambiente de alegria e prazer, ajudando no desenvolvimento de várias competências do educando. Os aspetos lúdicos e cognitivos presentes no jogo são estratégias importantes para o ensino e a aprendizagem de conceitos, favorecendo a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre professor e alunos. O presente trabalho discutirá a aplicação e a avaliação do jogo, levando também em conta a importância do uso dos computadores e novas tecnologias de educação, bem como as novas exigências sociais e culturais que se impõem. Neste contexto, será efetuada uma análise da aplicação do material didático “ O Caminho das Letras”, como uma estratégia do processo ensino-aprendizagem, verificando se este contempla as propriedades atrativas do jogo e se poderá facilitar a aprendizagem da língua portuguesa de uma forma lúdica.
Description: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, na área de especialização: Análise e Intervenção em Educação.
URI: http://hdl.handle.net/10362/7025
Appears in Collections:FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
odete.pdf466.54 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE