DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências da Comunicação >
FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7012

Título: Movie Marketing: o caso português
Autor: Leonardo, Ágata
Orientador: Ferreira, Domingos
Palavras-chave: Cinema
Marketing
Público
Issue Date: Sep-2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: A arte cinematográfica, quase desde o seu nascimento, teve necessidade de se auto-promover, sendo que cada vez mais se pode considerar essa publicitação uma arte em si mesma. Mais de metade dos filmes produzidos anualmente fazem parte do cinema mainstream. Estes, antes de um produto artístico, são um produto que necessita garantir a sua rentabilidade, sendo essencial salvaguardar e aumentar o número de espectadores. Os filmes começam a ser anunciados semanas, ou mesmo meses antes da estreia, criando complexas campanhas publicitárias, garantindo que não só o público alvo toma conhecimento da existência de determinado filme, mas sim o maior número de potenciais espectadores - consumidores de filmes. Os meios para a divulgação são variados, a publicidade televisiva, os sites (meios de comunicação cada vez mais utilizados), os “tradicionais” trailers, os outdoors que interpelam até o transeunte mais alheio, ou mesmo as magazines, em publicações especializadas, ou não. Visto isto, e se a publicidade reconhece o filme enquanto elemento importante do complexo processo de propaganda, também o contrário deveria acontecer – algo que só sucede nas maiores industrias da área. Assim sendo, desenvolve-se neste trabalho uma análise crítica da dupla relação entre cinema/ marketing, e espectador/ marketing, com base no público do cinema português, observando e comentando, em paralelo, o envolvente global da indústria cinematográfica.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cinema e Televisão
URI: http://hdl.handle.net/10362/7012
Appears in Collections:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
agata.pdf5,78 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia