DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de História >
FCSH: DH - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/6994

Título: A presença meso-assíria no Médio Eufrates: o contributo da cerâmica de Tall Qabr Abū al-'Atīq (Deir ez-Zor, Síria)
Autor: Valério, Miguel Filipe Grandão
Orientador: Caramelo, Francisco Gomes
Montero Fenollós, Juan Luis
Palavras-chave: Cerâmica administrativa meso-assíria
Médio Eufrates
Tall Qabr Abū al- ʿAtīq
Período meso-assírio
Idade do Bronze Final
Assíria
Expansão meso-assíria
Fronteira
Issue Date: Jul-2011
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: A presente dissertação materializa o estudo de um conjunto cerâmico proveniente de Tall Qabr Abū al-ʿAtīq, sítio arqueológico localizado na região do Médio Eufrates, na actual província de Deir ez-Zor (Síria). A amostra analisada é o resultado de três campanhas de escavação (2008, 2009 e 2010) ali realizadas, até ao presente, pelo Projecto Arqueológico Médio Eufrates Sírio (PAMES). As escavações na colina principal do tell trouxeram à luz os vestígios de um edifício com ocupação meso-assíria, datando do fim da Idade do Bronze Final (finais do século XIII a.C.). Este assentamento assírio estaria situado no limite ocidental do território governado pela Assíria, servindo o rio Eufrates de fronteira. O espólio cerâmico recuperado na fase meso-assíria de Tall Qabr Abū al-ʿAtīq corresponde à denominada cerâmica «administrativa» ou estandardizada meso-assíria (segunda metade do século XIII e século XII a.C.). Trata-se de fabricos tipológica e tecnologicamente homogéneos, por norma associados a arqueossítios meso-assírios com carácter ou componente administrativa – esta comprovada por textos cuneiformes. A missão do PAMES logrou, pela primeira vez, identificar esta cerâmica num sítio do Médio Eufrates. A cerâmica meso-assíria de Tall Qabr Abū al-ʿAtīq é, pois, de grande importância para o conhecimento da natureza do edifício ali encontrado, da presença assíria na região e, de modo mais geral, da dinâmica expansionista e administrativa da Assíria no período em questão.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Arqueologia.
URI: http://hdl.handle.net/10362/6994
Appears in Collections:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado (Miguel Valério).pdf50,63 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia