DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de História >
FCSH: DH - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/6994

Título: A presença meso-assíria no Médio Eufrates: o contributo da cerâmica de Tall Qabr Abū al-'Atīq (Deir ez-Zor, Síria)
Autor: Valério, Miguel Filipe Grandão
Orientador: Caramelo, Francisco Gomes
Montero Fenollós, Juan Luis
Palavras-chave: Cerâmica administrativa meso-assíria
Médio Eufrates
Tall Qabr Abū al- ʿAtīq
Período meso-assírio
Idade do Bronze Final
Assíria
Expansão meso-assíria
Fronteira
Issue Date: Jul-2011
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: A presente dissertação materializa o estudo de um conjunto cerâmico proveniente de Tall Qabr Abū al-ʿAtīq, sítio arqueológico localizado na região do Médio Eufrates, na actual província de Deir ez-Zor (Síria). A amostra analisada é o resultado de três campanhas de escavação (2008, 2009 e 2010) ali realizadas, até ao presente, pelo Projecto Arqueológico Médio Eufrates Sírio (PAMES). As escavações na colina principal do tell trouxeram à luz os vestígios de um edifício com ocupação meso-assíria, datando do fim da Idade do Bronze Final (finais do século XIII a.C.). Este assentamento assírio estaria situado no limite ocidental do território governado pela Assíria, servindo o rio Eufrates de fronteira. O espólio cerâmico recuperado na fase meso-assíria de Tall Qabr Abū al-ʿAtīq corresponde à denominada cerâmica «administrativa» ou estandardizada meso-assíria (segunda metade do século XIII e século XII a.C.). Trata-se de fabricos tipológica e tecnologicamente homogéneos, por norma associados a arqueossítios meso-assírios com carácter ou componente administrativa – esta comprovada por textos cuneiformes. A missão do PAMES logrou, pela primeira vez, identificar esta cerâmica num sítio do Médio Eufrates. A cerâmica meso-assíria de Tall Qabr Abū al-ʿAtīq é, pois, de grande importância para o conhecimento da natureza do edifício ali encontrado, da presença assíria na região e, de modo mais geral, da dinâmica expansionista e administrativa da Assíria no período em questão.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Arqueologia.
URI: http://hdl.handle.net/10362/6994
Appears in Collections:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado (Miguel Valério).pdf50,63 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia