DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências da Educação >
FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/6974

Título: O Envolvimento dos Alunos e o projecto 12-15
Autor: Lopes, Vânia Cristina Sanches Quelhas
Orientador: Nogueira, João
Palavras-chave: Envolvimento escolar
Envolvimento emocional
Envolvimento cognitivo
Envolvimento comportamental
Auto-eficácia académica
Envolvimento parental
Envolvimento dos professores
Currículos alternativos
Projecto 12-15
Insucesso escolar
Issue Date: Aug-2011
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: As investigações têm revelado que existe uma correlação positiva entre as capacidades cognitivas e o desempenho escolar, mas estas não são suficientes para compreender o fenómeno do insucesso escolar e definir estratégias de prevenção e combate. Actualmente, os aspectos de natureza motivacional começam a ganhar relevância na explicitação e combate ao insucesso escolar. O presente estudo decorreu na Escola Intercultural e das Profissões da Amadora, mais concretamente nas 4 turmas que compõem o Projecto 12-15 (currículo alternativo), e teve por objectivo principal avaliar a forma como os alunos do Projecto 12-15 se envolvem com a escola e com o seu processo de aprendizagem, a nível emocional, comportamental e cognitivo; a relação deste envolvimento com determinadas características contextuais (envolvimento parental e dos professores) e individuais (sentido de auto-eficácia académica) e, principalmente, analisar a importância que os alunos dão ao Projecto 12-15, tentando-se perceber se esta percepção está relacionada com o envolvimento escolar dos mesmos. Os resultados indicam que as diferentes componentes do envolvimento escolar (emoção, cognição e comportamento) estão inter-correlacionadas; que os alunos do Projecto 12-15 revelam um nível de auto-eficácia académica mediano e que este apresenta uma correlação moderada com as diferentes componentes do envolvimento; que estes alunos percebem os seus pais como relativamente envolvidos, no entanto, estas percepções não apresentam uma correlação significativa com o envolvimento; que percebem os seus professores como envolvidos e que estas percepções apresentam uma correlação moderada com o envolvimento emocional e cognitivo, mas uma baixa correlação com o envolvimento comportamental; que estes alunos reconhecem a importância do Projecto para as suas vidas e este reconhecimento está correlacionado com o envolvimento.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, especialidade em Análise e Intervenção em Educação.
URI: http://hdl.handle.net/10362/6974
Appears in Collections:FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese_Vânia_Lopes_Set_2011.pdf1,19 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE