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http://hdl.handle.net/10362/6963
Título: | Mulheres entre o som e o silêncio: imagens e representações das artistas de metal na LOUD! |
Autor: | Martins, Inês Rôlo |
Orientador: | Lisboa, Manuel Gaspar da Silva Silva, Marisa Rodrigues Pinto Torres da Morais, Domingos António Rodrigues |
Palavras-chave: | Representação Female fronted metal Estatuto mulher-artista Género Segregação Agenciamento Metal |
Data de Defesa: | Mar-2011 |
Editora: | Facculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
Resumo: | Esta dissertação tem como objectivo compreender quais as representações das artistas de metal na única revista portuguesa sobre este género musical, a LOUD!. No período entre 2009 e 2010, foram recolhidos oito números desta revista mensal. Foi traçado um perfil estatístico geral do conteúdo da revista e do corpus de 870 artigos (entrevistas, críticas a álbuns e críticas a concertos), tendo sido identificados e recolhidos 67 artigos que referem mulheres, os quais foram submetidos a análise de conteúdo. Este trabalho versa sobre a forma como duas construções se cruzam discursivamente: o género musical metal, enquanto reprodutor de uma ordem social de género (cf. Kallberg, 2001; Whiteley, 1997, 2000), e a sua subcultura ideologicamente masculina, que efectua a excrição do feminino (Walser, 1993); e as mulheres-artistas que criam e realizam performances de metal e que surgem associadas ao seu género (feminino). Enquadrando a experiência das mulheres como fonte de autoridade e autenticidade e, portanto, com capacidades de contestação face ao discurso hegemónico (Solie, 2001), partiu-se de uma crítica feminista das construções de género na música, para conhecer representações, lugares de fala, poderes e visibilidades das artistas de metal. O enfoque está na forma como se pode pensar a criação do complexo ideológico do female fronted metal – que designa grupos de música metal com mulheres a liderar ou com mulheres como frente ou imagem do projecto – com o objectivo que, aqui se propõe, de conter essas mesmas criações. A teorização sobre as tecnologias de género (de Lauretis, 1987) e o género como performatividade (Butler, 1990) fundam, aqui, uma desconstrução das imposições genderizadas que as mulheres enfrentam no campo da criação musical. |
Descrição: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Estudos sobre as Mulheres |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/6963 |
Aparece nas colecções: | FCSH: DS - Dissertações de Mestrado |
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