DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Estudos Portugueses >
FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/6962

Título: Proposta de produção de materiais didáticos para alunos crioulófonos guineenses – contributos da Análise Contrastiva
Autor: Pereira, João Paulo Raposo
Orientador: Martinho, Ana Maria Mão-de-Ferro
Palavras-chave: Guiné-Bissau
Crioulo Guineense
Português Língua Segunda
Português Língua Estrangeira
Materiais didáticos
Análise Contrastiva,
Consciência metalinguística
Competência plurilingue e pluricultural
Issue Date: Sep-2011
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: A apresentação de uma proposta de materiais didáticos para o público crioulófono guineense aprendente do Português, que constitui o fulcro deste trabalho, surge da necessidade de ir ao encontro das dificuldades específicas de aquisição daquela língua, resultantes em grande medida dos contactos com as outras línguas em presença na Guiné-Bissau, em especial do Crioulo Guineense. A perspetiva que subjaz a essa proposta de materiais incorpora a visão renovada dos estudos linguísticos contrastivos, que promovem a valorização dos repertórios linguístico-culturais prévios como elemento facilitador das aquisições, e inscreve-se nas atuais orientações para o ensino das línguas, nomeadamente do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), cujos pressupostos assentam na importância de os indivíduos desenvolverem uma competência linguística mais alargada, construída da experiência com várias línguas e culturas, e designada por Competência Plurilingue e Pluricultural. Necessário se torna, pois, a produção de materiais de língua segunda e língua estrangeira que favoreçam, de forma dialógica, o cruzamento de línguas e culturas específicas, mobilizando para o efeito a consciência metalinguística dos aprendentes, para assim facilitar as aprendizagens de novas línguas. É o que se procura fazer em relação ao Português e ao Crioulo Guineense, na proposta de materiais didáticos para a aprendizagem do Português, desenhados para o público crioulófono guineense, apresentada neste trabalho.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira
URI: http://hdl.handle.net/10362/6962
Appears in Collections:FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação_João Pereira.pdf1,31 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia