DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Engenharia Civil >
FCT: DEC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/6896

Title: Aplicação de soluções analíticas no estudo de correntes secundárias em canais com secção composta
Authors: Parreira, Hélder Filipe Amândio
Advisor: Leal, João
Keywords: Canais de secção composta
Distribuição de velocidades
Turbulência
Correntes secundárias
Modelo SKM
Issue Date: 2011
Publisher: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: A presente dissertação apresenta uma contribuição para o estudo de escoamentos fluviais, em particular a previsão de alturas de água e distribuição lateral de velocidades em escoamentos em secções compostas. O principal desafio dá-se numa situação de cheia, que ocorre quando o leito principal é insuficiente para o caudal e transborda, passando assim a ocupar os seus leitos de cheia. Nesta situação o escoamento ocorre em secção composta o que leva ao aparecimento de estruturas de escoamento secundário. Para ser capaz de entender melhor o fluxo do rio é necessário continuar a desenvolver modelos analíticos, para que se tornem mais precisos e permitam prever o impacto no escoamento devido a alterações no canal. Nesta dissertação vamos abordar situações de canais de secção composta com rugosidade homogénea e com rugosidade heterogénea. Nesta dissertação adoptou-se o Método de Shiono e Knight (SKM), que é aplicado a canais com rugosidade homogénea e heterogénea. O SKM é conhecido como uma ferramenta capaz de modelar com precisão canais de secção composta. Demonstra-se também que o SKM é capaz de prever, com precisão, distribuições transversais de velocidade média em profundidade. Este modelo contabiliza o atrito do leito, tensões laterais e o escoamento secundário através dos três parâmetros de calibração, nomeadamente ⅄, ƒ, Γ, que por sua vez representam viscosidade turbulenta, resistência do leito e as correntes secundárias respectivamente. Realizou-se um estudo sobre a influência dos parâmetros de calibração do SKM e sobre a divisão lateral do canal que neste caso serve de guia para a calibração e aplicação do modelo. Para a validação do modelo e da calibração efectuada foram utilizados resultados experimentais.
Description: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Perfil de Construção
URI: http://hdl.handle.net/10362/6896
Appears in Collections:FCT: DEC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Parreira_2011.pdf4.69 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE