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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/68

Título: Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade
Autor: Junqueira, Maria Margarida Bettencourt de Beires
Orientador: Ambrósio, Teresa
Matos, José Manuel
Palavras-chave: Aprendizagem da geometria
Modelo de van Hiele
Ambientes geométricos computacionais
Figura geométrica
Conjecturas
Provas
Issue Date: 1994
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Um ambiente geométrico dinâmico (AGD) computacional permite fazer construções e manipulá-las, conservando invariantes as relações estabelecidas. Neste estudo pressupôs-se que recorrendo a um AGD se podem criar estratégias poderosas para a construção pessoal e social do conhecimento geométrico. À luz dessa hipótese, investigou-se como é que os alunos exploram - realizam, justificam e investigam - construções num AGD e como é que isso os habilita a compreender objectos e relações geométricas, a formular conjecturas e a elaborar argumentos indutivos e dedutivos. Utilizou-se uma metodologia de experiência de ensino, operacionalizada numa intervenção didáctica levada a cabo numa turma do 9ºano.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/68
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

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