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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/6638

Title: Análise de chips de pneus usados para aplicações em sistemas de drenagem de cobertura final de aterros sanitários
Authors: Pinheiro, Ana Filipa Lota Alfeirão Gonçalves
Advisor: Silveira, Ana
Keywords: Chips de pneus usados
Sistemas de drenagem
Lixiviação
Metais pesados.
Issue Date: 2011
Publisher: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: Com a proibição da deposição de pneus usados em aterros sanitários devido aos diversos inconvenientes associados a esta prática, a comunidade em geral foi obrigada a encontrar novos destinos para este tipo de material. No decorrer da gestão de pneus usados, o fim que se pode dar a estes passa por processos como a reutilização, recauchutagem, reciclagem e valorização energética. Do processamento mecânico de pneus usados, resultam os chamados chips de pneus. Estes consistem em pequenos fragmentos de pneus, que possuem diversas aplicações em engenharia civil e geotécnica. Uma das suas aplicações consiste na sua utilização como material drenante em sistemas de drenagem de aterros sanitários, substituindo material mineral como brita calcária, seixo ou cascalho. Para além das vantagens ambientais associadas a esta substituição, devido à valorização de um resíduo e preservação de recursos naturais, a utilização deste tipo de material possui outras vantagens físicas e económicas. Recentemente, foi também levantada na comunidade científica a questão do potencial risco dos pneus usados libertarem alguns compostos, presentes na sua composição ou utilizados no seu processo de fabrico, principalmente alguns metais pesados. Assim, considerou-se importante avaliar se os chips de pneus usados na construção de estruturas de aterros sanitários, nomeadamente em sistemas de drenagem, originam a libertação de metais pesados quando sujeitos à acção de determinados factores ambientais, contaminando solos e águas e consequentemente colocando em risco o ambiente. Considerou-se relevante também simular situações extremas de acidez, de forma a verificar o comportamento dos chips de pneus usados em condições adversas (meio ácido e alcalino). Para o efeito realizaram-se ensaios de lixiviação a amostras de chips de pneus usados, com o intuito de verificar a libertação de determinados metais pesados. Como forma de comparação, foram realizados ensaios similares utilizando brita calcária, material usualmente aplicado em sistemas de drenagem. Foram também feitas recolhas de águas pluviais no aterro Amarsul – Palmela, onde se encontra inserido um sistema de drenagem constituído por chips de pneus usados. Desta forma, foi possível verificar a libertação de determinados metais em contexto real e laboratorial, e quais as implicações resultantes, confrontando os resultados com as limitações legislativas existentes. Assim, exceptuando o zinco em meio ácido(contexto laboratorial), todas as concentrações dos metais analisados não ultrapassaram os valores estabelecidos para classificar estes materiais como resíduos inertes, tanto em meio laboratorial como em contexto real, para os diferentes meios simulados.
Description: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, Perfil gestão e sistemas ambientais
URI: http://hdl.handle.net/10362/6638
Appears in Collections:FCT: DCEA - Dissertações de Mestrado

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