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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/6263

Título: Discursos sobre o passado: investimentos patrimoniais nas pousadas de Portugal
Autor: Prista, Marta Lalanda
Orientador: Leal, João
Palavras-chave: Património
Turismo
Portugal
Arquitectura
Issue Date: Nov-2011
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Esta investigação propôs-se examinar os discursos sobre o passado, através da espacialização de experiências e representações da cultura e do património nos edifícios e lugares da rede hoteleira Pousadas de Portugal. Ao longo das últimas sete décadas, as Pousadas foram socialmente produzidas e construídas como modalidades distintas de uma imagem e identidade nacionais. Este processo envolveu actores sociais com poderes e interesses variados, nomeadamente agentes políticos, arquitectos, operadores turísticos, populações locais e turistas. Uma análise à historiografia das Pousadas mostrou a persistência de uma produção da rede hoteleira como espaços para o consumo da cultura e história. O poder simbólico da rede Pousadas constituiu-a, porém, palco de confronto entre autoridades distintas sobre a produção do espaço. Neste percurso, evidenciaram-se, duas reconfigurações das narrativas sobre o passado. Por um lado, as Pousadas acompanharam o alargamento e a pluralização do entendimento do passado pela sociedade moderna. Por outro lado, a democratização do acesso e propriedade do património geraram movimentos de renacionalização das Pousadas, através da sua singularização como objectos de um repertório patrimonial nacional. Esta pluralidade e singularidade articulam-se com a construção e representação social das Pousadas. Os seus espaços são marcadores dos patrimónios históricos, culturais e naturais do país, penetrando em discursos e práticas sociais mais alargados. Para as populações locais, as Pousadas tornaram-se recursos económicos, sociais e culturais, capitalizáveis em estratégias de afirmação identitária e/ou rejuvenescimento das economias locais. Para os seus consumidores, as Pousadas prometem experiências modernas de nostalgia, ao certificar a autenticidade do lugar cultural, a evocação da história nacional e a exclusividade da prática turística.
Descrição: Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Antropologia
URI: http://hdl.handle.net/10362/6263
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