DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Estudos Portugueses >
FCSH: DEPOR - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/6103

Título: A consciência metalinguística na aquisição da leitura em PL2 em PLE
Autor: Barbosa, Sandra Marina Mendes Gonçalves
Orientador: Monteiro, Maria do Rosário
Osório, Paulo
Palavras-chave: Metalinguística
Língua segunda
Língua Estrangeira Aprendizagem
Aquisição
Leitura
Issue Date: Nov-2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Este estudo de investigação subordinado ao tema A Consciência Metalinguística na Aquisição da Leitura em PL2 e PLE resulta de um grande interesse pelo ensino do Português L2 e LE. O objectivo deste trabalho centra-se, assim, no diagnóstico das principais dificuldades dos alunos ao nível da leitura, pretendendo equacionar algumas estratégias de resolução para as dificuldades diagnosticadas. É uma investigação que pretende fazer, por um lado, uma reflexão sobre a leitura e a sua aquisição e aprendizagem e, por outro, através de um trabalho de campo, mostrar como é que as estruturas linguísticas e a reflexão metalinguística das mesmas, assim como as estruturas cognitivas e culturais estão relacionadas com o processo de compreensão do texto escrito em alunos de PL2 e PLE. Esta investigação contextualiza-se, deste modo, num encontro de dois pólos. Por um lado, no âmbito da aquisição e, por outro, no do desenvolvimento da Língua Segunda e da Língua Estrangeira. Descrevemos a investigação do processo de leitura, ou seja, dos mecanismos aí envolvidos e a investigação da compreensão que será estudada mediante determinados procedimentos, reflectindo-se, nomeadamente, sobre o texto escrito. Na análise dos testes realizados pelos alunos de Português Língua Segunda, os resultados sugerem-nos que, relativamente à ordenação de um texto por parágrafos e ao preenchimento de lacunas (cloze), os alunos revelaram bastantes dificuldades. Ao invés, os exercícios que avaliam as estruturas dos leitores manifestam um grau menor de dificuldade.
Descrição: Tese apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do 3º Ciclo no Ramo de Estudos Portugueses na Especialidade de Ensino do Português
URI: http://hdl.handle.net/10362/6103
Appears in Collections:FCSH: DEPOR - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese - versao final.pdf2,49 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia