DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Estudos Portugueses >
FCSH: DEPOR - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/6103

Título: A consciência metalinguística na aquisição da leitura em PL2 em PLE
Autor: Barbosa, Sandra Marina Mendes Gonçalves
Orientador: Monteiro, Maria do Rosário
Osório, Paulo
Palavras-chave: Metalinguística
Língua segunda
Língua Estrangeira Aprendizagem
Aquisição
Leitura
Issue Date: Nov-2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Este estudo de investigação subordinado ao tema A Consciência Metalinguística na Aquisição da Leitura em PL2 e PLE resulta de um grande interesse pelo ensino do Português L2 e LE. O objectivo deste trabalho centra-se, assim, no diagnóstico das principais dificuldades dos alunos ao nível da leitura, pretendendo equacionar algumas estratégias de resolução para as dificuldades diagnosticadas. É uma investigação que pretende fazer, por um lado, uma reflexão sobre a leitura e a sua aquisição e aprendizagem e, por outro, através de um trabalho de campo, mostrar como é que as estruturas linguísticas e a reflexão metalinguística das mesmas, assim como as estruturas cognitivas e culturais estão relacionadas com o processo de compreensão do texto escrito em alunos de PL2 e PLE. Esta investigação contextualiza-se, deste modo, num encontro de dois pólos. Por um lado, no âmbito da aquisição e, por outro, no do desenvolvimento da Língua Segunda e da Língua Estrangeira. Descrevemos a investigação do processo de leitura, ou seja, dos mecanismos aí envolvidos e a investigação da compreensão que será estudada mediante determinados procedimentos, reflectindo-se, nomeadamente, sobre o texto escrito. Na análise dos testes realizados pelos alunos de Português Língua Segunda, os resultados sugerem-nos que, relativamente à ordenação de um texto por parágrafos e ao preenchimento de lacunas (cloze), os alunos revelaram bastantes dificuldades. Ao invés, os exercícios que avaliam as estruturas dos leitores manifestam um grau menor de dificuldade.
Descrição: Tese apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do 3º Ciclo no Ramo de Estudos Portugueses na Especialidade de Ensino do Português
URI: http://hdl.handle.net/10362/6103
Appears in Collections:FCSH: DEPOR - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese - versao final.pdf2,49 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia