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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5943

Title: Modelos de previsão de deterioração de pontes existentes: processos de Markov
Authors: Sobreiro, Filipe José Nogueira
Advisor: Neves, Luís
Keywords: Sistemas de gestão de pontes
Processos de Markov
Deterioração
Inspecções
Acções de manutenção
Custos
Issue Date: 2011
Publisher: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: Nas últimas décadas, em grande parte dos países desenvolvidos, foi realizado um forte investimento na construção de infra-estruturas, nomeadamente pontes. Porém, grande parte destas estruturas apresentam actualmente sinais claros de deterioração pelo que se torna fundamental investir na correcta gestão na manutenção das mesmas. Esta gestão é realizada com o auxílio de sistemas de gestão de pontes, que se encontram em constante aperfeiçoamento. Neste estudo, foram descritas as características destas ferramentas e exemplificados alguns dos actuais sistemas existentes. O trabalho elaborado no âmbito desta dissertação, consiste fundamentalmente em desenvolver um modelo de previsão de deterioração futura de pontes existentes, recorrendo a processos de Markov. Esta metodologia é feita num âmbito probabilístico e para desenvolver o modelo, recorre a dados estatísticos de pontes semelhantes às que se pretendem analisar. Estes dados, dizem respeito a inspecções visuais realizadas às estruturas (estados de condição). A evolução na deterioração pode ser controlada se forem planeadas intervenções de manutenção às estruturas da rede. Essas intervenções podem ser de carácter preventivo,adiando a deterioração, ou de carácter correctivo, melhorando o estado de condição. Foi estudada a influência de duas acções de manutenção numa rede viária de pontes: tratamento com sílano (preventiva) e a acção de substituição (correctiva). Optimizaram-se estratégias de actuação destas acções por algoritmos genéticos e verificou-se, que na maioria das situações, a decisão de combinar as duas acções representa a melhor opção a tomar.
Description: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10362/5943
Appears in Collections:FCT: DEC - Dissertações de Mestrado

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