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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5913

Title: Análise da segurança de pontes de betão armado tendo em conta a deterioração
Authors: Baia, Marisa Martins
Advisor: Neves, Luís
Issue Date: 2009
Publisher: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: A análise probabilística de estruturas permite avaliar a segurança estrutural de uma ponte ao longo de todo o tempo de vida útil da estrutura considerando explicitamente todas as incertezas associadas ao comportamento e desempenho da estrutura. Assim, obtém-se uma análise muito mais detalhada e mais fiável da segurança estrutural. A análise probabilística é raramente aplicada ao nível de projecto, devido a este tipo de análise não trazer alterações significativas aos resultados, que permitam justificar os elevados custos associados. No entanto, em estruturas existentes, o custo de uma decisão de reparação ou substituição é extremamente elevado e, como resultado, análises probabilísticas mais detalhadas são, em geral, um bom investimento. Existe um diverso número de incertezas associadas à segurança de uma ponte, que necessitam de ser quantificadas e analisadas. De forma a evoluir na construção de pontes, foi necessário criar formas de avaliar e garantir a durabilidade de uma estrutura. Através de análises probabilísticas e semi-probabilísticas é hoje possível avaliar a segurança estrutural de uma ponte e garantir assim os estados limites ao longo de todo o tempo de vida útil da estrutura. Uma das maiores fontes de incertezas no comportamento estrutural ao longo da vida útil está relacionada com os efeitos de deterioração. Com efeito, a deterioração de estruturas depende de um conjunto enorme de factores e mecanismos, que introduzem enormes incertezas no comportamento. No caso de estruturas de betão armado, o principal mecanismo de deterioração é a corrosão das armaduras. Nesta dissertação é abordado primeiramente o tema da fiabilidade, sendo analisadas as incertezas inerentes ao comportamento estrutural, utilizando métodos probabilísticos. É analisada a segurança estrutural de uma ponte ferroviária (Ponte de Brunna) através de métodos de simulação, utilizando a metodologia definida no Eurocódigo 2 para a definição da resistência, mas definindo as propriedades do betão como variáveis aleatórias.Numa segunda parte é analisado o efeito da deterioração em estruturas de betão armado. É analisado em maior profundidade a deterioração por ataque dos cloretos das armaduras em estruturas de betão que se encontram junto à orla costeira. Por fim é estudada a segurança estrutural da ponte de Brunna, considerando o modelo de propagação por ataque dos cloretos, sendo quantificado os efeitos que a deterioração a longo prazo poderá ter na segurança estrutural.
Description: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10362/5913
Appears in Collections:FCT: DEC - Dissertações de Mestrado

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