DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Engenharia Civil >
FCT: DEC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5913

Título: Análise da segurança de pontes de betão armado tendo em conta a deterioração
Autor: Baia, Marisa Martins
Orientador: Neves, Luís
Issue Date: 2009
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: A análise probabilística de estruturas permite avaliar a segurança estrutural de uma ponte ao longo de todo o tempo de vida útil da estrutura considerando explicitamente todas as incertezas associadas ao comportamento e desempenho da estrutura. Assim, obtém-se uma análise muito mais detalhada e mais fiável da segurança estrutural. A análise probabilística é raramente aplicada ao nível de projecto, devido a este tipo de análise não trazer alterações significativas aos resultados, que permitam justificar os elevados custos associados. No entanto, em estruturas existentes, o custo de uma decisão de reparação ou substituição é extremamente elevado e, como resultado, análises probabilísticas mais detalhadas são, em geral, um bom investimento. Existe um diverso número de incertezas associadas à segurança de uma ponte, que necessitam de ser quantificadas e analisadas. De forma a evoluir na construção de pontes, foi necessário criar formas de avaliar e garantir a durabilidade de uma estrutura. Através de análises probabilísticas e semi-probabilísticas é hoje possível avaliar a segurança estrutural de uma ponte e garantir assim os estados limites ao longo de todo o tempo de vida útil da estrutura. Uma das maiores fontes de incertezas no comportamento estrutural ao longo da vida útil está relacionada com os efeitos de deterioração. Com efeito, a deterioração de estruturas depende de um conjunto enorme de factores e mecanismos, que introduzem enormes incertezas no comportamento. No caso de estruturas de betão armado, o principal mecanismo de deterioração é a corrosão das armaduras. Nesta dissertação é abordado primeiramente o tema da fiabilidade, sendo analisadas as incertezas inerentes ao comportamento estrutural, utilizando métodos probabilísticos. É analisada a segurança estrutural de uma ponte ferroviária (Ponte de Brunna) através de métodos de simulação, utilizando a metodologia definida no Eurocódigo 2 para a definição da resistência, mas definindo as propriedades do betão como variáveis aleatórias.Numa segunda parte é analisado o efeito da deterioração em estruturas de betão armado. É analisado em maior profundidade a deterioração por ataque dos cloretos das armaduras em estruturas de betão que se encontram junto à orla costeira. Por fim é estudada a segurança estrutural da ponte de Brunna, considerando o modelo de propagação por ataque dos cloretos, sendo quantificado os efeitos que a deterioração a longo prazo poderá ter na segurança estrutural.
Descrição: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10362/5913
Appears in Collections:FCT: DEC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Baia_2009.pdf2,21 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia