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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5755

Título: Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básico
Autor: Esteves, Célia Vanda dos Santos
Orientador: Nogueira, João
Palavras-chave: Auto-regulação
Auto-eficácia
Comportamento
Desempenho escolar
Emoções
Inteligência emocional
Inteligência social
Issue Date: Mar-2011
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: O presente estudo inscreve-se no âmbito da psicologia cognitiva social e da educação no 1º ciclo do ensino básico em Portugal. Este trabalho tem como objectivo avaliar as relações entre a auto-regulação emocional e comportamento de crianças no 1º ciclo do ensino básico. Pretendemos compreender se a aplicação de um programa de regulação emocional promove a auto- -regulação emocional e contribui para o ajustamento comportamental e o sucesso no desempenho escolar das crianças. Trata-se de um estudo de avaliação da eficácia de uma intervenção. Este trabalho contempla a aplicação de registos de avaliação do comportamento, da auto-eficácia emocional, da auto-avaliação de desempenho no trabalho escolar e de um questionário de auto-eficácia. Avaliam-se os resultados da aplicação destes instrumentos nas fases anterior e posterior à implementação de um projecto de regulação emocional. A população em estudo é uma turma do 3º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico no concelho do Seixal, distrito de Setúbal, Portugal. A turma é composta por 20 alunos de ambos os sexos entre os 8 e os 10 anos de idade. O estudo compreende a aplicação de alguns elementos do programa de regulação emocional "Crescer a Brincar" de Moreira (2005) e a aplicação de estratégias variadas para a promoção da auto-eficácia escolar e emocional. Os instrumentos utilizados avaliaram a auto-eficácia, auto-eficácia emocional, comportamento e desempenho escolar das crianças. Os resultados do estudo indicam que a auto-eficácia emocional contribui para o ajustamento comportamental das crianças em idade escolar e apontam, também, para uma forte correlação entre o sentimento de auto-eficácia escolar e o desempenho escolar dos alunos.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10362/5755
Appears in Collections:FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado

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