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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5754

Título: O efeito da hipoterapia e da atrelagem adapatada na auto-eficácia e nas funções psicomotoras de crianças com necessidades educativas especiais
Autor: Seixas, Lígia Nascimento
Orientador: Nogueira, João
Palavras-chave: Hipoterapia
Atrelagem Adaptada
Auto-Eficácia
Funções psicomotoras
Issue Date: Mar-2011
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: A Hipoterapia e a Atrelagem Adaptada utilizam o cavalo como instrumento terapêutico, aproveitando assim, os seus benefícios decorrentes de sua específica andadura com movimentos tridimensionais (para cima e para baixo; para a esquerda e para a direita; para a frente e para trás), similares aos padrões do movimento humano. A capacidade em fornecer um ambiente propício a socialização e a afectividade do praticante também fazem do cavalo uma referência para o seu uso terapêutico. O presente estudo tem como objectivo analisar o senso de Auto-Eficácia e o perfil Psicomotor dos praticantes de Hipoterapia e da Atrelagem Adaptada presentes na amostra.A amostra constituiu-se de 17 crianças e adolescentes com Necessidades Educativas Especiais, sendo 14 rapazes e 3 raparigas, com idade de 6 a 36 anos, das quais 6 praticam Atrelagem Adaptada e 11 Hipoterapia.Os alunos de Hipoterapia participam do Projecto “Hipoterapia de Odivelas” no Centro Hípico da Paiã e os alunos da Atrelagem Adaptada frequentam o Externato Zazzo (Sobreda da Caparica) e praticam no Centro de Hipoterapia e Equitação Terapêutica de Almada. Os instrumentos utilizados foram: Bateria Psicomotora (BPM), Roteiro de Avaliação de Auto-eficácia, Teste de Noção de Conservação de Substância modelo piagetiano, tabela de análise de competências, questionário aos pais e educadores, vídeo das sessões práticas e relatórios de observação. Os resultados encontrados indicam uma correlação significativa entre a soma da Auto Eficácia e a Bateria Psicomotora e em uma análise qualitativa pode-se verificar o quanto a Hipoterapia e a Atrelagem Adaptada contribuem para a melhoria e o desenvolvimento de várias competências nos praticantes, tais como a auto-estima, a socialização, a cognição, etc. Conclui-se que a Hipoterapia e a Atrelagem adaptada podem acrescentar muitos benefícios aos seus praticantes, porém uma análise mais detalhada e com uma duração maior de acompanhamento será necessário para confirmar tais afirmações
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, especialização em Análise e Intervenção em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10362/5754
Appears in Collections:FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado

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