DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Estudos Portugueses >
FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5544

Título: Galanteria : peça em 1 acto, de Aleixo Ribeiro. Edição face a face
Autor: Pereira, Lídia da Piedade dos Santos
Orientador: Martins, Fernando Cabral
Palavras-chave: Edição face a face
Aleixo Ribeiro
Comédia
Versões
Variantes
Critérios de edição
Erros ortográficos
Gralhas
Actualização ortográfica
Issue Date: Mar-2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: São dois os objectivos deste trabalho: o primeiro é proporcionar o conhecimento da comédia inédita Galanteria: peça em 1 acto, de Aleixo Ribeiro (1899 - 1977); o segundo é contribuir para o estudo do património literário deste autor que, apesar de ser de reconhecido mérito, se encontra esquecido nas histórias de literatura portuguesa e é pouco conhecido dos leitores contemporâneos. O trabalho está dividido em duas partes: uma introdutória em que forneço dados biográficos do autor, faço considerações acerca da comédia, comento a edição das duas versões do texto, estabelecendo a diferença entre os dois textos e relacionando-os com o original, e apresento bibliografia; a segunda parte consiste na edição face a face da comédia. Aleixo Ribeiro escreveu romances, novelas, poemas, peças de teatro, guiões de cinema, exerceu jornalismo, escreveu ensaios, colaborou em revistas e jornais, foi assistente de realização de cinema e agente artístico. Foi o responsável pela vinda a Portugal da Companhia de Bailados Russos de Diaghilev. Uma parte considerável da sua obra está inédita. Considero a versão B mais recente por apresentar melhorias em relação à versão A em diferentes aspectos: apesar de a ortografia não corresponder de todo à norma do Acordo Ortográfico de 1945, não há tantos erros ortográficos como na versão A, há um maior cuidado na pontuação e a trama está melhor urdida. O registo das alterações a que procedi ao fazer a edição face a face ajuda a perceber onde intervim e porquê. O glossário proporciona uma melhor compreensão de termos que podem ser desconhecidos do leitor contemporâneo.
Descrição: Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Edição de Texto.
URI: http://hdl.handle.net/10362/5544
Appears in Collections:FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
lidia.pdf1,21 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia