DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Estudos Portugueses >
FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5544

Título: Galanteria : peça em 1 acto, de Aleixo Ribeiro. Edição face a face
Autor: Pereira, Lídia da Piedade dos Santos
Orientador: Martins, Fernando Cabral
Palavras-chave: Edição face a face
Aleixo Ribeiro
Comédia
Versões
Variantes
Critérios de edição
Erros ortográficos
Gralhas
Actualização ortográfica
Issue Date: Mar-2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: São dois os objectivos deste trabalho: o primeiro é proporcionar o conhecimento da comédia inédita Galanteria: peça em 1 acto, de Aleixo Ribeiro (1899 - 1977); o segundo é contribuir para o estudo do património literário deste autor que, apesar de ser de reconhecido mérito, se encontra esquecido nas histórias de literatura portuguesa e é pouco conhecido dos leitores contemporâneos. O trabalho está dividido em duas partes: uma introdutória em que forneço dados biográficos do autor, faço considerações acerca da comédia, comento a edição das duas versões do texto, estabelecendo a diferença entre os dois textos e relacionando-os com o original, e apresento bibliografia; a segunda parte consiste na edição face a face da comédia. Aleixo Ribeiro escreveu romances, novelas, poemas, peças de teatro, guiões de cinema, exerceu jornalismo, escreveu ensaios, colaborou em revistas e jornais, foi assistente de realização de cinema e agente artístico. Foi o responsável pela vinda a Portugal da Companhia de Bailados Russos de Diaghilev. Uma parte considerável da sua obra está inédita. Considero a versão B mais recente por apresentar melhorias em relação à versão A em diferentes aspectos: apesar de a ortografia não corresponder de todo à norma do Acordo Ortográfico de 1945, não há tantos erros ortográficos como na versão A, há um maior cuidado na pontuação e a trama está melhor urdida. O registo das alterações a que procedi ao fazer a edição face a face ajuda a perceber onde intervim e porquê. O glossário proporciona uma melhor compreensão de termos que podem ser desconhecidos do leitor contemporâneo.
Descrição: Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Edição de Texto.
URI: http://hdl.handle.net/10362/5544
Appears in Collections:FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
lidia.pdf1,21 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia