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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5540

Title: O cinema nativo americano contemporâneo : expressão da identidade postindian
Authors: Rodrigues, Joana Rocha de Bastos
Advisor: Costa, José Manuel
Botelho, Teresa
Keywords: Cinema nativo-americano
Postindian
Mediação cultural
Gerald Vizenor
Issue Date: Mar-2010
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: Para vários povos nativos que partilham, historicamente, um processo de colonização, o cinema é actualmente uma forma de expressão poderosa. Assim, para além de permitir a liberalização da imagem dos grupos minoritários, funciona, igualmente, como uma forte estrutura de veiculação de soluções e problemas identitários. Com base no estudo do exemplo concreto do cinema nativo-americano contemporâneo de ficção, esta dissertação visa a problematização e análise de várias questões relacionadas com a interpenetração dos domínios culturais na actividade cinematográfica. Partindo dos estereótipos imagéticos e sociais que ainda definem fortemente as experiências nativo-americanas, não só na sociedade como no cinema, esta dissertação aprofunda as possibilidades de reformulação ou fuga, por parte dos artistas nativo-americanos, aos preconceitos estabelecidos. Neste sentido, a questão central que se levanta neste estudo baseia-se na convergência de uma análise cinematográfica de objectos fílmicos e de uma que aborda os conteúdos culturais e identitários por eles veiculados. Coloca-se então a questão: de que forma poderão os nativo-americanos utilizar a linguagem cinematográfica para transmitir as questões complexas da sua identidade enquanto índios no séc. XXI? Na tentativa da formulação de uma possível resposta a esta questão, parte-se do conceito cultural postindian defendido por Gerald Vizenor para apurar a viabilidade prática da revolução nas representações dos nativo-americanos no cinema. Com efeito, Vizenor defende que o “índio” é uma invenção colonial, uma ausência que não especifica a diversidade cultural das tribos nativo-americanas. O autor sugere então uma pós-identidade, no sentido em que a presença dos nativo-americanos tem de partir da desconstrução da ideia congelada e opressora de índio e da edificação de pontes entre o passado e o futuro. Tendo em conta a proposta de Vizenor, esta dissertação confronta a ideia de postindian com problemáticas de foro cultural, nomeadamente com os debates acerca da mediação entre a sociedade dominante e os nativo-americanos, especialmente ao nível da prática cinematográfica. Relativamente à análise de objectos fílmicos, assume-se que uma das formas de desconstrução dos estereótipos relacionados com a imagem do índio é a confrontação directa com as ideias falsas, processo do qual o filme Smoke Signals é o exemplo escolhido de pesquisa. Por outro lado, o filme The Business of Fancydancing surge como a possibilidade de construção de uma imagem nova que se demarca completamente das representações estereotipadas do índio de Hollywood. A propósito destes dois filmes, focam-se, igualmente, os esforços dos realizadores para introduzirem, no seu trabalho, construções formais ou narrativas singulares, directamente ligadas à sua experiência enquanto nativo-americanos. Além disso, os filmes tanto de Blackhorse Lowe como de Sterlin Harjo são referidos enquanto exemplos que permitem um aprofundamento de questões relacionadas com a estética nativo-americana e a sua ligação ao lugar, nos termos propostos por Steve Leuthold. A conclusão deste estudo incide no aprofundamento dos problemas de produção do cinema indígena e na discussão da relevância dos filmes nativo-americanos para a colocação em perspectiva da relação entre cultura e cinema.
Description: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação
URI: http://hdl.handle.net/10362/5540
Appears in Collections:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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