DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de História da Arte >
FCSH: DHA - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5538

Title: A arte fora da história. Exposições da colecção do museu do Chiado 1994-2009
Authors: Guerreiro, Marta Branco
Advisor: Silva, Raquel Henriques da
Keywords: Museu do Chiado
Museus de arte contemporânea
Exposições históricas
Curadoria
Arte portuguesa contemporânea
Programação
Issue Date: Feb-2010
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: Os museus de arte contemporânea apresentam-se actualmente como instituições centrais, não só no pensamento e legitimação da arte dos nossos dias, mas também na reflexão sobre o modo de ver a arte e a forma como a história da arte parece necessitar de novos instrumentos para alargar as leituras e cruzamentos entre as produções artísticas de diversas épocas. Perante novos modos de expor, que passaram a deixar de lado a unilinearidade, a cronologia, ou mesmo a divisão estilística, o museu posicionou-se na linha da frente juntamente com teóricos da história da arte que pretendem revolucionar a mesma, como é o caso de Didi-Huberman, Hans Belting ou Norman Bryson. Partindo destas problemáticas, analisaremos neste trabalho o Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea, incidindo principalmente nos últimos 15 anos, em que esteve sob a direcção de Pedro Lapa. Perante a falta de espaço do museu, que dificulta a existência de várias mostras em simultâneo, o equilíbrio entre a exposição permanente da colecção e as exposições temporárias foi-se quebrando, levando a que a primeira deixasse mesmo de estar patente ao público, passando a dar lugar a mostras temporárias de artistas e movimentos internacionais ou portugueses que ocupavam todo o espaço do museu. A colecção passou assim a estar apenas temporariamente acessível e as exposições que a mostravam começaram a obedecer a uma lógica ahistórica, onde diversos conceitos davam origem a núcleos em que se confrontavam obras de diversas décadas. A presente dissertação pretende analisar algumas destas exposições, percebendo de que forma se cruzam com a história da arte e como criam novas leituras para as obras.
Description: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Museologia
URI: http://hdl.handle.net/10362/5538
Appears in Collections:FCSH: DHA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
martaguerreiro.pdf8.34 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE