DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências da Comunicação >
FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5426

Título: Discurso mediático e metáfora da crise no mercado financeiro : análise das peças jornalísticas publicadas nos periódicos O Público e o Correio da Manhã nos seguintes semestres de 2007-2008
Autor: Souza, Juliana Mello
Orientador: Rodrigues, Adriano Duarte
Borges, Hermenegildo Ferreira
Palavras-chave: Discurso Mediático
Conceptualização Metafórica
Crise Económica
Issue Date: Sep-2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Os media têm transformado, quotidiana e velozmente, os processos de comunicação e suscitado novas interacções comunicativas entre os “actores sociais”, bem como novas formas de leitura e assimilação das informações transmitidas. Uma diathesis em constante mudança. Tais processos geram signos e linguagens específicas que produzem efeitos de percepção, recepção e comportamentos sociais. Nos textos jornalísticos que abordam a mais recente crise do sistema financeiro mundial, encontramos marcas de enunciação e marcas linguísticas que permitem evidenciar, no sentido das palavras, no interior dos seus quadros sociais, um discurso previamente fabricado, em que a cultura própria de cada indivíduo transparece através dos discursos que lhe são destinados. Este estudo buscou identificar de que forma a crise do sistema hipotecário dos Estados Unidos, que culminou no atual processo de recessão económica mundial, constituiu tema de visibilidade no discurso mediático. Foram analisadas reportagens, artigos e crónicas dos jornais portugueses Público e Correio da Manhã – de linhas editoriais diferentes e de circulação nacional – presentes nas edições dos segundos semestres de 2007 e 2008, período em que o tema eclodiu e ganhou notoriedade junto à opinião pública, respectivamente. Levamos a cabo uma análise de conteúdo no sentido de perceber como os media trabalham importantes dispositivos de linguagem, no nosso caso as metáforas e a configuração de layout, a fim de cumprir sua função performativa, a persuadir e convencer um público cada vez mais integrado com as modalidades discursivas. Verificou-se, com o auxílio de ferramentas de Comunicação/Media e Semiolingüística, como o discurso mediático pode ser eficaz na representação de um modelo de comportamento, construindo um retrato da realidade.
Descrição: Trabalho de Mestrado Em Ciências da Comunicação com Especialização em Estudos dos Media e Jornalismo
URI: http://hdl.handle.net/10362/5426
Appears in Collections:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese_Juliana.Mello.Souza.pdf6,67 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia