DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências da Comunicação >
FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5426

Title: Discurso mediático e metáfora da crise no mercado financeiro : análise das peças jornalísticas publicadas nos periódicos O Público e o Correio da Manhã nos seguintes semestres de 2007-2008
Authors: Souza, Juliana Mello
Advisor: Rodrigues, Adriano Duarte
Borges, Hermenegildo Ferreira
Keywords: Discurso Mediático
Conceptualização Metafórica
Crise Económica
Issue Date: Sep-2010
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: Os media têm transformado, quotidiana e velozmente, os processos de comunicação e suscitado novas interacções comunicativas entre os “actores sociais”, bem como novas formas de leitura e assimilação das informações transmitidas. Uma diathesis em constante mudança. Tais processos geram signos e linguagens específicas que produzem efeitos de percepção, recepção e comportamentos sociais. Nos textos jornalísticos que abordam a mais recente crise do sistema financeiro mundial, encontramos marcas de enunciação e marcas linguísticas que permitem evidenciar, no sentido das palavras, no interior dos seus quadros sociais, um discurso previamente fabricado, em que a cultura própria de cada indivíduo transparece através dos discursos que lhe são destinados. Este estudo buscou identificar de que forma a crise do sistema hipotecário dos Estados Unidos, que culminou no atual processo de recessão económica mundial, constituiu tema de visibilidade no discurso mediático. Foram analisadas reportagens, artigos e crónicas dos jornais portugueses Público e Correio da Manhã – de linhas editoriais diferentes e de circulação nacional – presentes nas edições dos segundos semestres de 2007 e 2008, período em que o tema eclodiu e ganhou notoriedade junto à opinião pública, respectivamente. Levamos a cabo uma análise de conteúdo no sentido de perceber como os media trabalham importantes dispositivos de linguagem, no nosso caso as metáforas e a configuração de layout, a fim de cumprir sua função performativa, a persuadir e convencer um público cada vez mais integrado com as modalidades discursivas. Verificou-se, com o auxílio de ferramentas de Comunicação/Media e Semiolingüística, como o discurso mediático pode ser eficaz na representação de um modelo de comportamento, construindo um retrato da realidade.
Description: Trabalho de Mestrado Em Ciências da Comunicação com Especialização em Estudos dos Media e Jornalismo
URI: http://hdl.handle.net/10362/5426
Appears in Collections:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese_Juliana.Mello.Souza.pdf6.67 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE