DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de História >
FCSH: DH - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5347

Título: Percurso pela Alfama Arqueológica
Autor: Noivo, Maria Inês de Brito Câmara
Orientador: Gouveia, António Camões
Leitão, Manuela
Palavras-chave: Arqueologia
Arqueologia Urbana
Museu
Serviço Educativo
Visita de Estudo
Educação Patrimonial
Escola
Issue Date: Apr-2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: O tema central deste trabalho de projecto é contribuir para o conhecimento da importância da Arqueologia em Lisboa numa vertente educacional. Optou-se pela Arqueologia porque encerra grande complexidade e exigência na montagem de discursos expositivos e de divulgação, e porque claramente não potencia em Lisboa os recursos que gera. Elegeu-se um público muito específico, o do Ensino Básico, 1º Ciclo, 3º e 4º anos, porque se trata de um destinatário deficitário em termos de oferta de actividades na área do património e da Arqueologia em Lisboa. Com base no conceito de “Arqueologia Urbana”, enquanto subdisciplina, procura-se abordar sinteticamente a prática arqueológica na capital, e caracteriza-se um dos seus maiores interventores, o Serviço de Arqueologia do Museu da Cidade, entidade municipal. Sendo Alfama um dos principais bairros históricos, encerra atributos singulares, enquadrando-se aqui a sua caracterização sociológica e as implicações que podem advir para o trabalho presente. Local com diversas pluralidades e enorme carga histórica, cingimo-nos às freguesias que fazem parte dos nossos pontos de paragem de visita, Sé e São Miguel. Propõe-se uma visita de estudo que contempla três soluções distintas de integração urbana de estruturas arqueológicas de Alfama, conjuntamente com as acções de preparação e exploração dos conteúdos. Os pontos a visitar interligam-se através da descoberta do próprio percurso, potencialmente adaptável à inclusão no futuro de locais novos e/ou alternativos. Pretende-se, desta forma, contribuir para estabelecer a relação Escola-Museu como entidades complementares na promoção do objectivo curricular «educação patrimonial.
Descrição: Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Práticas Culturais para Municípios.
URI: http://hdl.handle.net/10362/5347
Appears in Collections:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
marianoivo.pdf801,93 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia