DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências da Educação >
FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5330

Title: Representações sociais da escola : perspectivas e influências dos irmãos mais velhos no percurso escolar de alunos do 3º CEB
Authors: Pinto, Judite da Conceição Augusto Alves Dias
Advisor: Silva, Maria do Carmo Vieira da
Keywords: Escola
Família
Representações Sociais
Issue Date: Sep-2010
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universiadade Nova de Lisboa
Abstract: Dadas as contínuas alterações na sociedade, com mudanças na estrutura da organização familiar, interessa conhecer e perceber qual o entendimento que os irmãos mais velhos têm da Escola em geral e da escola dos seus irmãos em particular e quais as possíveis influências dos primeiros em relação aos segundos, no que concerne os percursos escolares. A investigação insere-se numa abordagem descritiva e exploratória. Foi desenvolvida numa escola do ensino básico, no concelho de Lisboa, vocacionada para a integração de jovens em risco de exclusão social e envolveu cerca de oitenta e quatro educandos do terceiro ciclo e sessenta e dois irmãos mais velhos. Os principais objectivos deste trabalho consistem em perceber, partindo das representações veiculadas pelos irmãos mais velhos, que opiniões e entendimento têm estes da Escola em geral e da escola dos irmãos em particular, a forma como as mesmas influenciam os irmãos mais novos ao nível da socialização, da motivação e do processo de ensino-aprendizagem e verificar de que forma é que as diferentes perspectivas se aproximam ou distanciam entre si. Os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário, como principal técnica de recolha de dados, contactos informais, recorrendo-se também à entrevista estruturada, com vista à consolidação dos dados obtidos. O presente trabalho é constituído por três partes (I, II e III). Na I parte inclui-se o enquadramento teórico que está organizado em torno de três capítulos, nos quais são abordados os conceitos da Escola enquanto Instituição, as relações que se estabelecem entre a Escola e a família e os vários conceitos existentes em torno das representações sociais. Na parte II é apresentado o estudo empírico, distribuído pelos capítulos IV e V nos quais é explicitado: o processo metodológico utilizado, a apresentação e a discussão dos resultados obtidos. Na III e última parte são apresentadas as conclusões do estudo e feitas algumas recomendações para que estudos posteriores possam aprofundar melhor a temática abordada.
Description: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação (Área de Especialização em Análise e Intervenção em Educação)
URI: http://hdl.handle.net/10362/5330
Appears in Collections:FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
1ª Parte Tese.pdf1ª parte340.67 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
2ª Parte Tese.pdf2ª parte2.15 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE