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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5314

Title: Estudo das ligas de alumínio aplicadas em construção naval nomeadamente na resistência à corrosão em estruturas navais soldadas
Authors: Pereira, Jorge Manuel Martins Vieira
Advisor: Silva, Rui
Carola, Rijo
Silva, Cristina
Issue Date: 2010
Publisher: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: Este trabalho visa estudar a resistência à corrosão de ligas de alumínio soldadas topo-a-topo aplicadas em construção naval e destinadas a serem utilizadas em ambientes salinos. Este estudo centrou-se em ligas de alumínio AA5083-O/H111, unidas por soldadura MIG e tendo como material de adição a liga ALMG5-AA5356. Foram efectuados cortes transversais em provetes soldados e com eles, ensaios electroquímicos (potencial de circuito aberto, curvas de polarização e espectroscopia de impedância electroquímica), bem como testes de exposição a nevoeiro salino, sobre essas secções. Através de observações por microscopia óptica foi analisado o efeito microestrural na evolução da corrosão, antes e após diferentes tempos de imersão em solução salina (3% de NaCl) nas diferentes regiões dos provetes soldados. Foram também realizadas observações por microscopia electrónica de varrimento (SEM), análises elementares por espectroscopia de dispersão de energias (EDS-SEM), testes de microdureza e análises por elipsometria. Este estudo mostra que, inicialmente, a corrosão é mais agressiva na vizinhança de precipitados existentes (sobretudo em redor de inclusões ricas em Fe) e, nesse período inicial,a corrosão é mais intensa (mais rápida) na região do cordão de soldadura. Depois de alguns dias de imersão, a corrosão parece desenvolver-se com um carácter mais uniforme em todas as regiões das amostras soldadas, não se estabelecendo nos períodos de imersão analisados uma verdadeira (auto-catalítica) corrosão por picadas. Para uma conclusão mais definitiva serão necessários estudos em provetes sujeitos a tempos de imersão mais longos.
Description: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia dos Materiais
URI: http://hdl.handle.net/10362/5314
Appears in Collections:FCT: DCM - Dissertações de Mestrado

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