DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de História da Arte >
FCSH: DHA - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5291

Título: Speculum Musicae - Iconografia Musical na Arte do final da Idade Média em Portugal
Autor: Sousa, Luís Manuel Correia de
Orientador: Miranda, Maria Adelaide
Palavras-chave: Música
Iconografia
História da Arte
Idade Média
Issue Date: Apr-2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: A Iconografia Musical, ponto de encontro entre a Musicologia e a História da Arte, reveste-se, em nosso entender, de uma importância fundamental para o aprofundamento dos estudos histórico-artísticos. Lugar de confluência de uma herança cultural rica e plural, as obras de arte devolvem-nos um conjunto significativo de informações que nos permitem acolher esse legado, apontando, de forma clara e abrangente, o lugar da música no pensamento e na sociedade. Partimos dum levantamento, tão exaustivo quanto possível, de textos e imagens, em variados suportes, produzidas no período final da Idade Média, para avaliar, na sua diversidade temática, o modo como a música se organiza e nos é apresentada, pela mão dos artistas. Centramos o nosso estudo em obras existentes nas colecções portuguesas ou que, encontrando-se no exterior, tenham uma forte relação com a cultura e sociedade lusas. A primeira parte procura, precisamente, fazer um breve enquadramento histórico, valorizando, sobretudo, os aspectos da dinâmica cultural; segue-se o núcleo central do trabalho, ordenado tematicamente, abordando, então, os diversos grupos de imagens. Optámos, metodologicamente, por reunir os temas de cariz religioso, dividindo-os de acordo com a sua relação com os textos do Antigo ou Novo Testamentos. Neste universo, a música surge, sobretudo, como expressão de louvor a Deus e como traço de união entre o mundo terreno e o divino. Um segundo momento aborda os assuntos de natureza secular, onde a música se insere nos sistemas de representação das estruturas de poder, particularmente visíveis em acontecimentos realizados no âmbito da esfera pública.
Descrição: Dissertação de Doutoramento em História da Arte – Medieval
URI: http://hdl.handle.net/10362/5291
Appears in Collections:FCSH: DHA - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
luissousa.pdf149,71 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia