DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências da Educação >
FCSH: DCE - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5281

Título: Contribuições para uma melhor compreensão do Ensino Superior das Artes Visuais, na União Europeia
Autor: Raposo, Fernando Manuel
Orientador: Correia, Carlos Manuel Pires
Palavras-chave: Racionalidade instrumental
Razão comunicativa
Reflexividade
Sociedade da informação
Info-alfabetização
Mobilidade
Empregabilidade
Competitividade
Garantia da qualidade
Currículo
Issue Date: Apr-2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: O estudo que nos propomos realizar alicerça-se no quadro teórico enformado pela emergência de um novo modelo de racionalidade, em consequência do questionamento e rejeição do modelo de racionalidade positivista; pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação, que intensificaram as relações sociais à escala mundial e pela assumpção dos princípios e objectivos enunciados na Declaração de Bolonha, quanto à criação do espaço europeu do ensino superior. Tendo em conta o objectivo do estudo, procurar-se-á identificar, a partir da análise dos planos de estudo dos cursos de Artes Plásticas e Design das instituições portuguesas e italianas objecto de estudo, quais as características a que deve obedecer a configuração de um currículo em Artes Visuais (Artes Plásticas e Design) para a pós-modernidade. No presente estudo ter-se-ão presentes a emergência do novo paradigma da educação, em que a valorização do contexto, do diálogo e do consenso se torna imperativo no processo de construção do conhecimento, bem como os enfoques curriculares que actualmente enformam o ensino das artes visuais.
Descrição: Dissertação de Doutoramento em Teoria Curricular e Metodologias de Ensino.
URI: http://hdl.handle.net/10362/5281
Appears in Collections:FCSH: DCE - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese Fernando Raposo.pdf2,41 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE