DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências da Educação >
FCSH: DCE - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5281

Title: Contribuições para uma melhor compreensão do Ensino Superior das Artes Visuais, na União Europeia
Authors: Raposo, Fernando Manuel
Advisor: Correia, Carlos Manuel Pires
Keywords: Racionalidade instrumental
Razão comunicativa
Reflexividade
Sociedade da informação
Info-alfabetização
Mobilidade
Empregabilidade
Competitividade
Garantia da qualidade
Currículo
Issue Date: Apr-2010
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: O estudo que nos propomos realizar alicerça-se no quadro teórico enformado pela emergência de um novo modelo de racionalidade, em consequência do questionamento e rejeição do modelo de racionalidade positivista; pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação, que intensificaram as relações sociais à escala mundial e pela assumpção dos princípios e objectivos enunciados na Declaração de Bolonha, quanto à criação do espaço europeu do ensino superior. Tendo em conta o objectivo do estudo, procurar-se-á identificar, a partir da análise dos planos de estudo dos cursos de Artes Plásticas e Design das instituições portuguesas e italianas objecto de estudo, quais as características a que deve obedecer a configuração de um currículo em Artes Visuais (Artes Plásticas e Design) para a pós-modernidade. No presente estudo ter-se-ão presentes a emergência do novo paradigma da educação, em que a valorização do contexto, do diálogo e do consenso se torna imperativo no processo de construção do conhecimento, bem como os enfoques curriculares que actualmente enformam o ensino das artes visuais.
Description: Dissertação de Doutoramento em Teoria Curricular e Metodologias de Ensino.
URI: http://hdl.handle.net/10362/5281
Appears in Collections:FCSH: DCE - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese Fernando Raposo.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE