Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5279
Title: Os estudos PISA e o ensino das ciências físico-naturais em Portugal: a comparabilidade dos resultados nacionais e as implicações para a política educacional.
Authors: Barroso, Carlos Filipe de Almeida
Orientador: Candeias, António José Escorrega de Oliveira
Silva, Maria do Carmo Vieira da
Keywords: Alunos
Amostra
Educação comparada
Literacia
Programme for International Student Assessment (PISA)
Issue Date: Sep-2010
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: A presente dissertação analisa a comparabilidade dos resultados portugueses obtidos em literacia científica durante os três primeiros estudos PISA com os de outros países através do estudo da construção da amostra nacional e dos itens dos testes. Analisa-se igualmente o impacte dos estudos PISA na área do ensino de ciência procedendo-se à enumeração e apreciação das principais medidas de política educativa que se podem identificar como tentativas de melhoria da qualidade do ensino científico ou da cultura científica nacional. O estudo da documentação disponível e dos novos materiais produzidos através de entrevistas a informantes que desempenharam posições chave quer no processo de organização do PISA em Portugal quer na apropriação política dos seus resultados, permitem concluir que: a) A proporção de alunos presentes nas amostras portuguesas que já foram alvo de retenção prejudica claramente a comparabilidade dos resultados nacionais; b) Devido a vicissitudes várias da vida política nacional durante a primeira década do século XXI, a quase totalidade das medidas tendentes a melhorar o desempenho no PISA começou a ser tomada com cerca de seis anos de atraso.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação – Análise e Intervenção
URI: http://hdl.handle.net/10362/5279
Appears in Collections:FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carlosbarroso.pdf855,86 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.