DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Geografia e Planeamento Regional >
FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5275

Título: Sustentabilidade do SIG municipal da CM de Vila Franca de Xira - Operacionalização de um grupo de trabalho multidisciplinar, estruturalmente suportado pelo ArcGis Server Empertrise Advanced
Autor: Caiado, André
Orientador: Julião, Rui Pedro
Santos, João
Palavras-chave: C. M. Vila Franca de Xira
Transversalidade
C. M. Vila Franca de Xira
Sustentabilidade
ArcGIS Server
Issue Date: Mar-2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Nos últimos anos tem vindo a verificar-se uma evolução e disseminação crescentes, no que respeita ao desenvolvimento e à utilização de Tecnologias de Informação, nomeadamente, de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Os SIG constituem-se, quando convenientemente estruturados e implementados, como instrumentos indissociáveis da modernização de procedimentos e do consequente desenvolvimento das instituições que deles beneficiem. Ao nível autárquico, a Informação Geográfica (IG) criada e disponibilizada através de SIG, não só estabelece um elemento preponderante na análise e compreensão do território e no apoio às tomadas de decisão inerentes ao mesmo, como introduz também um incremento na celeridade de procedimentos, extremamente vantajoso no que se refere à melhoria do resultado da relação tempo/custo. Em última instância, contribui activamente para melhor servir os munícipes e cidadãos em geral que venham a usufruir da IG actualizada e com qualidade. No estádio de desenvolvimento em que o SIG Municipal de Vila Franca de Xira se encontrava (à data de início do estágio), e sendo um Serviço transversal à Autarquia, constituído por apenas três elementos, concluiu-se facilmente que, devido à complexidade de temáticas processadas e ao volume de IG processado, seria imperativa a criação de uma metodologia de actualização contínua e sistemática da informação. A prossecução desta metodologia envolveria, obrigatoriamente, meios humanos (colaboradores técnicos municipais) e áreas de conhecimento diversas. Consequentemente, numa perspectiva de manutenção e, simultaneamente, de dinamização do Sistema, foi possível, com o consentimento e apoio determinante do decisor máximo da autarquia, a reunião de condições para a criação de um grupo de trabalho multidisciplinar, constituído por diversos técnicos municipais. Este grupo de trabalho, com recurso a uma ferramenta SIG tecnologicamente sólida e inovadora – o ArcGis Server Enterprise Advanced (AGSEA), viria a abranger a responsabilidade de actualização, directamente na base de dados geográfica municipal, das temáticas referentes às suas esferas de actuação, contribuindo assim, activamente, tanto para a disseminação da IG Municipal como para a sustentabilidade do SIG Municipal. Assim, foram desenvolvidas, até ao momento de conclusão do estágio, as seguintes aplicações em AGSEA: “Toponímia”; “Revisão do PDM”; “Roteiro Turístico/Municipal”; “Património Cultural”; “Serviço Municipal de Protecção Civil”; “Fiscalização Municipal”; “Gestão das Áreas de Limpeza/Desmatação do Concelho”.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Território.
URI: http://hdl.handle.net/10362/5275
Appears in Collections:FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatorio_GT_Andre_Caiado.pdf7,44 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE