DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Documentos de conferências nacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5256

Title: Recompondo a cultura da matemática escolar: a intervenção da folha informativa dos professores do 1º Grupo (E.T.P.)
Authors: Matos, José Jr
Novaes, Barbara Jr
Gabriel, Luís
Keywords: Cultura escolar
Desenvolvimento curricular
Matemática moderna
Ensino
Issue Date: Sep-2009
Publisher: Associação de Professores de Matemática
Citation: J. M., Novaes, B. W. D., & Gabriel, L. M. C. (2009). Recompondo a cultura da matemática escolar: a intervenção da Folha Informativa dos Professores do 1º Grupo (E.T.P.). In J. A. Fernandes, M. H. Martinho & F. Viseu (Eds.), XX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 228-238). Viana do Castelo: Associação de Professores de Matemática.
Abstract: Em Janeiro de 1967 começa a ser publicada a Folha Informativa dos Professores do 1º Grupo (E.T.P.) que é a primeira publicação periódica portuguesa consagrada exclusivamente à educação matemática. A Folha destinava-se aos professores do 1º grupo disciplinar que nas escolas técnicas agrupava a maior parte dos professores responsáveis pela leccionação das disciplinas relacionadas com a matemática. Este jornal permite-nos observar os modos como esta se processou, desde o seu nascimento até à sua generalização, particularmente a recomposição da cultura da matemática escolar nas escolas técnicas do final dos anos 60 princípios dos 70 motivada pela introdução da Matemática Moderna e que, neste texto será teoricamente suportada pelas perspectivas de André Chervel e de Dominique Julia.
Description: XX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 228-238). Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/10362/5256
Appears in Collections:FCT: UIED - Documentos de conferências nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Matos_2009.pdf138.71 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE