Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5256
Title: Recompondo a cultura da matemática escolar: a intervenção da folha informativa dos professores do 1º Grupo (E.T.P.)
Authors: Matos, José Jr
Novaes, Barbara Jr
Gabriel, Luís
Keywords: Cultura escolar
Desenvolvimento curricular
Matemática moderna
Ensino
Issue Date: Sep-2009
Publisher: Associação de Professores de Matemática
Citation: J. M., Novaes, B. W. D., & Gabriel, L. M. C. (2009). Recompondo a cultura da matemática escolar: a intervenção da Folha Informativa dos Professores do 1º Grupo (E.T.P.). In J. A. Fernandes, M. H. Martinho & F. Viseu (Eds.), XX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 228-238). Viana do Castelo: Associação de Professores de Matemática.
Abstract: Em Janeiro de 1967 começa a ser publicada a Folha Informativa dos Professores do 1º Grupo (E.T.P.) que é a primeira publicação periódica portuguesa consagrada exclusivamente à educação matemática. A Folha destinava-se aos professores do 1º grupo disciplinar que nas escolas técnicas agrupava a maior parte dos professores responsáveis pela leccionação das disciplinas relacionadas com a matemática. Este jornal permite-nos observar os modos como esta se processou, desde o seu nascimento até à sua generalização, particularmente a recomposição da cultura da matemática escolar nas escolas técnicas do final dos anos 60 princípios dos 70 motivada pela introdução da Matemática Moderna e que, neste texto será teoricamente suportada pelas perspectivas de André Chervel e de Dominique Julia.
Description: XX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 228-238). Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/10362/5256
Appears in Collections:FCT: UIED - Documentos de conferências nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Matos_2009.pdf138,71 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.