DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências Musicais >
FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5234

Título: Francine Benoit e a cultura musical em Portugal : estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920- e 1950
Autor: Calado, Mariana Carvalho
Palavras-chave: Crítica musical
Crónica sobre música
Apreciação crítica
Opinião
Imprensa periódica
Música em Portugal no século XX
Cultura musical portuguesa
Canto Coral
Música contemporânea
Issue Date: Sep-2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Francine Benoît (1894-1990), exerceu diferentes actividades no domínio musical ao longo de toda a sua vida, contribuindo para a cultura musical portuguesa do século XX. Uma das actividades em que mais se destacou foi na de crítica e cronista musical. Esta dissertação analisa os conteúdos das críticas e crónicas que Benoît escreveu entre a década de 1920 e o ano de 1950 e que foram publicadas em diversos periódicos da época. O primeiro capítulo é dedicado à crítica musical (sua origem e afirmação na imprensa periódica enquanto espaço de opinião, qual o seu papel e acção junto dos leitores), e à crítica musical em Portugal no período em estudo. Em “Francine Benoît – a paixão pela música”, é traçado o percurso biográfico de Benoît, com referências às obras musicais e literárias que escreveu e ao círculo intelectual em que se movia. No capítulo seguinte, são identificados e caracterizados os periódicos com os quais Benoît colaborou ao longo dos anos 20, 30 e 40 e que servem de fontes primárias para este trabalho. Por fim, em “A literatura musical de Francine Benoît na imprensa portuguesa”, são analisados os conteúdos da críticas musicais de Benoît, com particular destaque para o modo de abordagem às obras ouvidas em concerto e aos comentários feitos aos intérpretes. Na sequência deste capítulo, são abordados os temas mais relevantes expostos nas suas crónicas (e em algumas críticas) e que ilustram o ambiente e a cultura musical portuguesa da época em estudo. O último capítulo é consagrado à recepção que as peças jornalísticas de Benoît suscitaram, com especial atenção votada ao debate público estabelecido com Ruy Coelho.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais
URI: http://hdl.handle.net/10362/5234
Appears in Collections:FCSH: CESEM - Dissertações de Mestrado
FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Microsoft Word - Dissertação doc.pdfTese54,57 kBAdobe PDFView/Open
Microsoft Word - Dissertação_1doc.pdfanexo757,72 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia