DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial >
FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5066

Título: Fiabilidade e gestão da manutenção de equipamentos portuários
Autor: Mocho, Francisco Manuel Horta
Orientador: Dias, José
Issue Date: 2009
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Este trabalho pretende fazer uma abordagem e estudo da manutenção de uma instalação um pouco diferente da indústria corrente, nomeadamente um terminal portuário de descarga e movimentação de granéis sólidos. Pretende-se iniciar um estudo sobre a manutenção da instalação utilizando algumas ferramentas da qualidade como forma de detectar os componentes críticos para depois se fazer um estudo da fiabilidade do sistema e dos seus componentes mais relevantes. Começando por utilizar alguns dados históricos das avarias em diagramas de Pareto para determinar componentes ou causas mais frequentes ou importantes, Diagramas Causa-efeito para se determinar as razões que podem levar a um desgaste prematuro do componente e Diagramas de dispersão para se determinar se existe uma co-relação entre o ritmo da operação e a duração do componente. Depois analisamos os dados das avarias fazendo um teste de Hipóteses (Teste de Laplace) para determinar se a fiabilidade e o comportamento da instalação segue uma Distribuição de Poisson Homogénea. Através destes modelos de fiabilidade vamos ainda determinar os parâmetros da manutenção da instalação portuária durante os anos de 2006, 2007 e 2008. Para determinar a estimativa dos parâmetros da distribuição da duração dos componentes faremos, através da modelação dos dados históricos na distribuição de Weilbull, seguindo os passos descritos no artigo técnico do professor José Mendonça Dias : “Optimização do Período de Substituição Preventiva de Componentes em Função dos Custos”, um estudo da duração e comportamento dos cabos de aço das gruas portuárias para depois determinar o seu ponto óptimo de substituição cuja relação entre o custo da substituição preventiva e os custos de uma reparação correctiva em função da densidade de probabilidade de falha seja a mais económica.
Descrição: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, para a obtenção do Grau de Mestre em Engenharia de Gestão Industrial, na especialidade de Fiabilidade e Gestão da Manutenção
URI: http://hdl.handle.net/10362/5066
Appears in Collections:FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mocho_2009.pdf2,71 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE