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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/5012

Título: Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores
Autor: Paulino, Maria Isabel Fona da Hortinha
Orientador: Pires, Ana Luísa de Oliveira
Palavras-chave: Sistema educativo
Competência
Construção
Avaliação
Prática pedagógica
Issue Date: 2010
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Este estudo apresenta-se como um contributo para a compreensão de como os professores de CN, através da sua prática pedagógica, promovem o desenvolvimento de competências pelos alunos. Esta investigação tem como finalidade compreender qual a relação entre as concepções, as práticas defendidas e as implementadas pelos professores. Pretendemos apreender que concepções têm os professores de competência e sua construção, que pressupostos estão na origem da concepção das situações de aprendizagem e que estratégias e instrumentos de avaliação privilegiam. Do ponto de vista do enquadramento teórico, o trabalho centra-se em torno de temáticas/conceitos como o de desenvolvimento de competências ao nível do SE, concepção de competência, processos de construção, avaliação e prática pedagógica. Para atingir a finalidade que nos propusemos, adoptámos uma metodologia qualitativa, de cariz descrito/interpretativo. Participaram no estudo professores de uma Escola Básica de Almada e os dados foram recolhidos com base na observação de aulas, realização de entrevistas aos professores e análise de documentos. Os resultados parecem apontar para a existência de uma relação ainda não estabilizada entre as concepções, a prática pedagógica defendida e a implementada. Se ao nível da concepção de competência e seus processos de construção se verifica uma convergência entre o proposto pelo ME e o quadro teórico de referência, a prática revela-se parcialmente divergente. Emerge a existência de divergências entre os pressupostos subjacentes às propostas do ME e as práticas desenvolvidas. Relativamente à avaliação, a concepção e processo defendido revê-se ao nível da prática, mas, diverge parcialmente quanto ao proposto pelo ME e pelos autores do quadro teórico. Deste estudo sobressai a necessidade de mudanças ao nível da prática pedagógica para que os alunos desenvolvam as competências desejáveis, ferramentas, essenciais na Sociedade actual.
Descrição: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação Especialidade Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/5012
Appears in Collections:FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

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