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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/4996

Título: Modelação e resposta de vias ferroviárias para cargas móveis
Autor: Correia, Filipe Gonçalo Marques
Orientador: Silva, Manuel
Palavras-chave: Via ferroviária
Modelo numérico
Solução analítica
Carga estática
Carga dinâmica
Modelo de Winkler
Issue Date: 2010
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: A circulação de veículos ferroviários sobre uma determinada via, provocam esforços que, por sua vez, se propagam para os meios subjacentes. Desta forma, no presente trabalho elaboraram-se vários cálculos numéricos e analíticos,para vias ferroviárias fundadas em diferentes solos de fundação e sujeitas a diferentes cargas a actuar sobre distintos carris, com o principal objectivo de determinar os esforços transmitidos às vias, nomeadamente os deslocamentos provocados por uma carga de roda, as forças transmitidas às travessas, a in uência que o espaçamento destes elementos apresentam, entre outros. O cálculo destes esforços por estas duas metodologias de cálculo, solução analítica e a solução numérica, permitiu efectuar uma comparação entre os resultados determinados através de ambas as soluções. Apresentam-se, também, os resultados obtidos para um estudo efectuado baseado numa simulação numérica de uma via ferroviária sujeita à acção de uma carga de roda dinâmica. Com a realização deste trabalho, veri cou-se que o estudo numérico aqui desenvolvido apresenta resultados muito semelhantes à solução analítica. Deste modo, o modelo numérico baseado no método dos elementos nitos, desenvolvido ao longo desta dissertação, permitiu,para além de simular de forma realista e completa situações verídicas de determinadas vias ferroviárias, superar as limitações que, eventualmente, surgem através do cálculo analítico,sendo, desta forma, uma excelente alternativa a este cálculo, nomeadamente para problemas dinâmicos onde este apresenta muitas limitações.
Descrição: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil - Estruturas e Geotecnia
URI: http://hdl.handle.net/10362/4996
Appears in Collections:FCT: DEC - Dissertações de Mestrado

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