DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências da Comunicação >
FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/4810

Título: Popular ID. Identidade visual popular portuguesa em remediação hipermédia
Autor: Novo, Cristina Isabel Neto Duarte
Orientador: Babo, Maria Augusta
Torres, Rui
Palavras-chave: Tradição
Modernidade
Hipermédia
Remediação
Issue Date: May-2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Resumo: Popular ID é uma aplicação hipermédia original que resultou do levantamento de elementos gráficos presentes em diferentes manifestações artísticas e materiais da arte popular portuguesa. Ao realçar a arte popular como uma prática criativa e não uma realidade estanque, demarca uma criação de estereótipos relacionados com o universo da etnografia e com a imutabilidade da tradição. A informação caracteriza-se, hoje, por uma abordagem essencialmente visual. Desta feita, com o intuito de preservar, sensibilizar e captar o interesse para o referido universo imagético, o material produzido constitui uma base de dados visual e interactiva onde as formas tradicionais de expressão artística estão disponíveis através de um reajustamento gráfico que as torne permeáveis às tendências estéticas e comunicacionais actuais. Constituirá, assim, mais um produto cultural existente no espaço virtual da internet e dos computadores pessoais, incorporando uma vertente educativa de sensibilização e promoção de alguns aspectos da cultura popular portuguesa. Através da experimentação e do jogo, em ambiente digital, acede-se aos grafismos presentes em várias demonstrações de arte popular. Mantendo todas as características reticulares de um ambiente interactivo e inserido nesta nova etapa de virtualização da linguagem e das comunicações promovida pelas tecnologias da informação, este projecto encena uma relação interdisciplinar entre as humanidades e a informática, na busca de um vocabulário comum que abra o conhecimento da nossa tradição em contextos de simulação. Para isso, recorre-se ao algoritmo e à remediação, através da transposição de elementos gráficos presentes em média antigos para o computador - que promove na sua essência a convergência de todos os média.
Descrição: Trabalho de projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, área de especialização em Comunicação e Artes.
URI: http://hdl.handle.net/10362/4810
Appears in Collections:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Popular ID - Final.pdf4,35 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia