DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências da Comunicação >
FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/4661

Título: A rádio na Internet: Do “on air” para o “online”. Estudo de caso do serviço público e o caminho para o futuro
Autor: Pacheco, Marta Isabel Rebelo
Orientador: Cádima, Francisco Rui
Palavras-chave: Rádio
Serviço Público
Internet e Multimédia
Issue Date: Mar-2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Num ambiente caracterizado por uma constante mudança, onde quase tudo acontece num ritmo sôfrego e o Homem se torna no coelho branco de Alice no país das maravilhas, sempre atrasado, o desenvolvimento das tecnologias marca o compasso numa autêntica valsa inacabada que faz eco em diversos pontos da sociedade incluindo a rádio em geral e o serviço público de radiodifusão em particular. Partindo da ideia de que vencidas longas batalhas, a centenária rádio vive uma espécie de terceira vida, dependente da Internet e marcada por diferentes características, métodos de produção e de distribuição, formas de consumo e desafios. Recordando que apesar de questionável, o serviço público de rádio continua a ter deveres e direitos específicos. O presente trabalho de projecto procura fazer o ponto de situação e olhar para as estratégias que se vislumbram no horizonte. Para tal, depois do enquadramento do tema e do levantamento dos estudos mais recentes feitos em Portugal, que dão uma perspectiva mais abrangente, foi traçada uma investigação centrada na questão do serviço público e dividida em 3 partes. A primeira diz respeito aos Serviço público de Rádio em Portugal e à sua caracterização no online, desde o primeiro site até à actualidade. A segunda parte de um modelo de investigação, adoptado de outras pesquisas e adaptado à realidade actual, para analisar a presença na Internet de 3 serviços públicos de broadcasting (português, britânico e norte-americano), ao nível da homepage de cada grupo e da homepage das rádios: Antena 1, Radio 1 e WNYC. E Por fim, com base nas estratégias de cada uma, a ideia foi cruzar ideias e perceber qual o caminho escolhido pelo serviço público para continuar a sua missão.
Descrição: Trabalho de Projecto de Mestrado em Novos Media e Práticas Web
URI: http://hdl.handle.net/10362/4661
Appears in Collections:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
1.pdf3,52 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE