DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Ciências da Comunicação >
FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/4661

Título: A rádio na Internet: Do “on air” para o “online”. Estudo de caso do serviço público e o caminho para o futuro
Autor: Pacheco, Marta Isabel Rebelo
Orientador: Cádima, Francisco Rui
Palavras-chave: Rádio
Serviço Público
Internet e Multimédia
Issue Date: Mar-2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Num ambiente caracterizado por uma constante mudança, onde quase tudo acontece num ritmo sôfrego e o Homem se torna no coelho branco de Alice no país das maravilhas, sempre atrasado, o desenvolvimento das tecnologias marca o compasso numa autêntica valsa inacabada que faz eco em diversos pontos da sociedade incluindo a rádio em geral e o serviço público de radiodifusão em particular. Partindo da ideia de que vencidas longas batalhas, a centenária rádio vive uma espécie de terceira vida, dependente da Internet e marcada por diferentes características, métodos de produção e de distribuição, formas de consumo e desafios. Recordando que apesar de questionável, o serviço público de rádio continua a ter deveres e direitos específicos. O presente trabalho de projecto procura fazer o ponto de situação e olhar para as estratégias que se vislumbram no horizonte. Para tal, depois do enquadramento do tema e do levantamento dos estudos mais recentes feitos em Portugal, que dão uma perspectiva mais abrangente, foi traçada uma investigação centrada na questão do serviço público e dividida em 3 partes. A primeira diz respeito aos Serviço público de Rádio em Portugal e à sua caracterização no online, desde o primeiro site até à actualidade. A segunda parte de um modelo de investigação, adoptado de outras pesquisas e adaptado à realidade actual, para analisar a presença na Internet de 3 serviços públicos de broadcasting (português, britânico e norte-americano), ao nível da homepage de cada grupo e da homepage das rádios: Antena 1, Radio 1 e WNYC. E Por fim, com base nas estratégias de cada uma, a ideia foi cruzar ideias e perceber qual o caminho escolhido pelo serviço público para continuar a sua missão.
Descrição: Trabalho de Projecto de Mestrado em Novos Media e Práticas Web
URI: http://hdl.handle.net/10362/4661
Appears in Collections:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
1.pdf3,52 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia