DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Sociologia >
FCSH: DS - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/4445

Title: Relação família/escola - duas realidades. Uma visão de ecologia humana. Estudo de caso
Authors: Costa, Helder Nuno Martins
Advisor: Rodrigues, Teresa
Keywords: educação
família
ecologia
escola
Issue Date: Apr-2010
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: Torna-se evidente a necessidade de perceber de que modo se pode trazer para a escola as famílias, mas é igualmente visível a necessidade de a escola descobrir as famílias e o seu meio envolvente. Este estudo, numa óptica de Ecologia Humana, parece ter o seu espaço visando, em última análise dar indicações para que o espaço de diálogo família e escola dê frutos, formando crianças e jovens capazes de construir o seu futuro de uma forma mais plena. Para concretizar os objectivos que delineamos adoptámos o modelo de estudo de caso, baseado numa metodologia sobretudo quantitativa, fundamentada em inquéritos por questionário, focalizado nas respostas dos principais actores desta relação (encarregados de educação, professores e alunos), no que concerne à relação família/escola num determinado contexto socioeconómico e cultural. Para tal, fomos estudar, numa mesma freguesia, duas escolas públicas do mesmo agrupamento e uma instituição escolar privada.
Description: Tese de doutoramento em Relaçoes Internacionais, na Área de Especialização - Ecologia Humana.
URI: http://hdl.handle.net/10362/4445
Appears in Collections:FCSH: DS - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
heldercosta.pdf5.6 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE