DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de Sociologia >
FCSH: DS - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/4445

Título: Relação família/escola - duas realidades. Uma visão de ecologia humana. Estudo de caso
Autor: Costa, Helder Nuno Martins
Orientador: Rodrigues, Teresa
Palavras-chave: educação
família
ecologia
escola
Issue Date: Apr-2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Torna-se evidente a necessidade de perceber de que modo se pode trazer para a escola as famílias, mas é igualmente visível a necessidade de a escola descobrir as famílias e o seu meio envolvente. Este estudo, numa óptica de Ecologia Humana, parece ter o seu espaço visando, em última análise dar indicações para que o espaço de diálogo família e escola dê frutos, formando crianças e jovens capazes de construir o seu futuro de uma forma mais plena. Para concretizar os objectivos que delineamos adoptámos o modelo de estudo de caso, baseado numa metodologia sobretudo quantitativa, fundamentada em inquéritos por questionário, focalizado nas respostas dos principais actores desta relação (encarregados de educação, professores e alunos), no que concerne à relação família/escola num determinado contexto socioeconómico e cultural. Para tal, fomos estudar, numa mesma freguesia, duas escolas públicas do mesmo agrupamento e uma instituição escolar privada.
Descrição: Tese de doutoramento em Relaçoes Internacionais, na Área de Especialização - Ecologia Humana.
URI: http://hdl.handle.net/10362/4445
Appears in Collections:FCSH: DS - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
heldercosta.pdf5,6 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia