DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de História >
FCSH: DH - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/4418

Título: A importância de referências online nas bibliotecas de ensino superior : o projecto superior de criação do portal arquitectura do saber da mediateca da Universidade Lusíada de Lisboa
Autor: Amador, Maria de Deus Belfo Pereira
Orientador: Sousa, Bernardo Vasconcelos e
Ochôa, Paula
Machado, Helder da Rocha
Palavras-chave: Bibliotecas universitárias
Serviço de referência
Serviço de referência virtual
Recursos electrónicos de informação
Sítios web
Issue Date: 2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Processo de Bolonha veio reformular o modelo de ensino superior europeu, criando um novo paradigma assente na aprendizagem por oposição à docência. Pretende-se que os estudantes desenvolvam não só as suas capacidades de aprendizagem com maior autonomia, mas que ganhem também competências interpessoais, no ambiente académico e na sociedade. A biblioteca de ensino superior desempenhou sempre um papel de apoio ao estudante, no entanto, face às alterações consignadas no novo modelo de ensino, deve dar lugar a um espaço mais amplo, físico e virtual, que disponibilize todo o tipo de recursos, humanos e tecnológicos, necessários para apoiar a comunidade académica, onde se incluem alunos, docentes e investigadores. Este novo modelo de biblioteca, o Centro de Recursos para a Aprendizagem e a Investigação (CRAI), integra todos os recursos que dão apoio à aprendizagem e à investigação de modo a facilitar as actividades desenvolvidas no ambiente académico, fazendo pleno uso das novas tecnologias de informação e comunicação. Compete ao serviço de referência da biblioteca de ensino superior a identificação, o desenvolvimento e a disponibilização de conteúdos, de modo a satisfazer as necessidades informacionais do seu público-alvo. As questões relacionadas com o trabalho académico, a metodologia científica e o acesso a recursos de informação foram identificadas, pelos bibliotecários de referência da MULL, como sendo as que mais dúvidas suscitam aos alunos.
Descrição: Relatório de Estágio de Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação
URI: http://hdl.handle.net/10362/4418
Appears in Collections:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
mcid_relatorio_deus_amador.pdf7,02 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia