DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
FCSH Departamentos >
FCSH: Departamento de História >
FCSH: DH - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/4418

Título: A importância de referências online nas bibliotecas de ensino superior : o projecto superior de criação do portal arquitectura do saber da mediateca da Universidade Lusíada de Lisboa
Autor: Amador, Maria de Deus Belfo Pereira
Orientador: Sousa, Bernardo Vasconcelos e
Ochôa, Paula
Machado, Helder da Rocha
Palavras-chave: Bibliotecas universitárias
Serviço de referência
Serviço de referência virtual
Recursos electrónicos de informação
Sítios web
Issue Date: 2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Processo de Bolonha veio reformular o modelo de ensino superior europeu, criando um novo paradigma assente na aprendizagem por oposição à docência. Pretende-se que os estudantes desenvolvam não só as suas capacidades de aprendizagem com maior autonomia, mas que ganhem também competências interpessoais, no ambiente académico e na sociedade. A biblioteca de ensino superior desempenhou sempre um papel de apoio ao estudante, no entanto, face às alterações consignadas no novo modelo de ensino, deve dar lugar a um espaço mais amplo, físico e virtual, que disponibilize todo o tipo de recursos, humanos e tecnológicos, necessários para apoiar a comunidade académica, onde se incluem alunos, docentes e investigadores. Este novo modelo de biblioteca, o Centro de Recursos para a Aprendizagem e a Investigação (CRAI), integra todos os recursos que dão apoio à aprendizagem e à investigação de modo a facilitar as actividades desenvolvidas no ambiente académico, fazendo pleno uso das novas tecnologias de informação e comunicação. Compete ao serviço de referência da biblioteca de ensino superior a identificação, o desenvolvimento e a disponibilização de conteúdos, de modo a satisfazer as necessidades informacionais do seu público-alvo. As questões relacionadas com o trabalho académico, a metodologia científica e o acesso a recursos de informação foram identificadas, pelos bibliotecários de referência da MULL, como sendo as que mais dúvidas suscitam aos alunos.
Descrição: Relatório de Estágio de Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação
URI: http://hdl.handle.net/10362/4418
Appears in Collections:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
mcid_relatorio_deus_amador.pdf7,02 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia