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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/4255

Título: Implementação do controlo estatístico do processo no sector de pintura de um fabricante automóvel
Autor: Cordeiro, Joana de Carvalho
Orientador: Requeijo, José
Issue Date: 2010
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: A aplicação de métodos estatísticos possui muita relevância na avaliação da Qualidade, auxiliando na compreensão e modelação da variabilidade, instituindo um suporte eficaz e fiel nas tomadas de decisão das organizações. Quando são utilizadas cartas de controlo tradicionais, pressupõe-se que as observações provêm de processos que são independentes. Porém, esse requisito nem sempre é verificado. Em muitos processos industriais os dados exibem auto-correlação, repercutindose este facto num enorme impacto na utilização de cartas de controlo desenvolvidas sob a suposição de independência, provocando em particular um aumento drástico do número de falsos alarmes. Nestas circunstâncias, as cartas de controlo tradicionais revelam-se uma ferramenta inadequada para o controlo do processo, uma vez que muitos dos sinais de causas especiais observadas não passam de sinais naturais do processo, transmitindo uma ideia errada do seu comportamento. O presente trabalho desenvolve uma metodologia apoiada em diversificadas técnicas estatísticas tais como: testes de hipóteses, análise de variância, controlo estatístico univariado e multivariado, controlo estatístico de processos com dados autocorrelacionados. A modelação de processos com dados auto-correlacionados é baseada na metodologia de Box e Jenkins, que consiste no ajuste das observações a um determinado modelo ARIMA mais adequado. A metodologia desenvolvida foi implementada e validada na Fábrica Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), proporcionando à organização uma metodologia de controlo estatístico dos seus processos produtivos, que a auxilia na identificação das causas especiais responsáveis pelo aumento da variabilidade nos seus processos e respectivas acções correctivas.
Descrição: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10362/4255
Appears in Collections:FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado

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