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Título: Educação básica para adultos
Autor: Marques, Maria Emília Ricardo
Palavras-chave: Educação
Issue Date: 1980
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Citação: pp. 111-124
Relatório da Série N.º: ;N.1
Resumo: Em 1972, as opções teóricas que o Guia de Alfabetização Funcional enunciou vão deixar marcas em todos os processos de alfabetização que nele se basearam, quer no próprio estudo do meio e da população a alfabetizar, quer na planificação de métodos e de programas. Estes assumiram, consequentemente, em geral, duas direcções complementares: por um lado, estágios técnico-prof issionais para operários e camponeses, por exemplo; por outro, cursos básicos de iniciação (leitura/escrita, cálculo, desenho). Metodologicamente, o caminho marcado, afastava a pedagogia «de adultos» (educação permanente) da que era/é/devia ser praticada a outros níveis etários. No campo da alfabetização, foi com Paulo Freire que se começou a repensar o estatuto conjunto daquilo que chamarei os três pólos da dinâmica didáctica: aprendizes, monitor-guia, material de ensino.
Descrição: Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, N.1(1980)
URI: http://hdl.handle.net/10362/4231
ISSN: 0871-2778
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