DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) >
Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas >
Revista da FCSH - 1980 >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/4229

Título: Para uma leitura plural da "chuva oblíqua"
Autor: Teixeira, Heitor Gomes
Issue Date: 1980
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Citação: pp. 91-100
Relatório da Série N.º: ;N.1
Resumo: Tenho que toda a leitura é provisória. Provisória e incompleta. E que revela sempre muito mais sobre a pessoa do que lê do que sobre a obra lida. Encontramos, geralmente e apenas, aquilo que nos propomos encontrar. Nem de outro modo se justificaria a busca. Ou, pelo menos, tornávamo-la, à partida, absurda e irracional. Quanto ao Autor que nos fornece o texto (guardo-me de dizer que é o seu produtor, como é no sentido mais inocente que utilizo a própria palavra texto), desprezado como andou durante os últimos vinte anos da crítica literária, encasulado em pressupostos metodológicos que o dispensavam, por reacção ou por receio de se tombar nas armadilhas do chamado «subjectivísmo», «impressionismo», «biografismo», pressupostos convertidos lastimosamente em arrogantes preconceitos, parece ter começado a recuperar o lugar que por justiça lhe pertence, e vai emergindo, aqui e ali, nas vozes mais lúcidas e corajosas, como o ponto sugestivo e realmente perturbador do nosso olhar.
Descrição: Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, N.1(1980)
URI: http://hdl.handle.net/10362/4229
ISSN: 0871-2778
Appears in Collections:Revista da FCSH - 1980

Files in This Item:

File Description SizeFormat
RFCSH1_91_100.pdf6,86 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE